Macaé News
Cotação
RSS

Simulado de evacuação é realizado no prédio da prefeitura

Publicado em 12/07/2017 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


A atividade faz parte da programação da Semana de Prevenção a Acidentes (Sipat)

A atividade faz parte da programação da Semana de Prevenção a Acidentes (Sipat)

Um simulado de evacuação aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), no prédio da Prefeitura de Macaé. A atividade faz parte da programação da Semana de Prevenção a Acidentes (Sipat), que acontece até sexta-feira (14). O objetivo do exercício foi preparar os servidores para uma situação real.

Antes de participar do simulado, servidores assistiram à explicação do capitão Leandro Aguiar, do Corpo de Bombeiros. Ele explicou como se deve proceder em casos de emergência, principalmente em incêndios.

- Nós orientamos quais são os procedimentos corretos no caso de incêndio. Definimos quem seriam os líderes responsáveis em orientar o seu grupo para que cheguem em segurança ao ponto de encontro. Nós destacamos também uma outra pessoa que verifica em todos os andares se não ficou ninguém e que possa passar as informações atualizadas na chegada do Corpo de Bombeiros - explicou.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), Marcelo Oliveira Ribeiro, detalha que a simulação tem o objetivo principal de preparar os servidores da prefeitura sobre o que pode acontecer na realidade. "É uma forma de preparar o servidor caso aconteça um incêndio de verdade. É importante que todos estejam preparados para retirar seus colegas em segurança até que chegue o socorro, pois o maior patrimônio é a preservação das vidas", ressaltou.

O vice-presidente da CIPA, Ricardo Paschoal, acrescenta que a intenção é realizar um outro simulado de combate a incêndio em novembro, com equipes de socorro, carros-pipa, entre outros equipamentos. "Queremos realizar esses simulados em outros prédios dos órgãos públicos e também em escolas", informou.

A estudante do curso técnico em enfermagem, Lucimar Borghi, contou que achou muito interessante participar do simulado. "Estou assistindo às palestras da Sipat e gostei muito das orientações do Corpo de Bombeiros, pois na hora da emergência, a gente nunca sabe para onde ir e como se comportar. Por exemplo, não se deve pegar elevador ou subir os andares", disse.

Semana de Prevenção a Acidentes termina sexta-feira
A Sipat prossegue até esta sexta-feira (14) e conta com debates e palestras, apresentações teatrais, ginástica laboral, avaliação física e diversas ações de saúde, como apresentações sobre epidemiologia, febre amarela, vetores e primeiros socorros, DST/AIDS, gravidez na adolescência, os inimigos da Saúde Bucal e suas implicações no trabalho, posse e cuidados com animais.

Durante o evento são debatidos ainda assuntos como o Combate ao Tabagismo, Hipertensão e Diabetes, Como vencer o Vitiligo, Percepção de Riscos, Orientação para a prática de esportes, Liderança e Música e Sistema Previdenciário.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: