Macaé News
Cotação
RSS

Curso para Auxiliar de Saúde Bucal bate recorde de alunos

Publicado em 07/07/2017 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Ao todo, 100 alunos se dedicam à formação realizada por uma equipe multidisciplinar

Ao todo, 100 alunos se dedicam à formação realizada por uma equipe multidisciplinar

Os cursos de qualificação da Prefeitura de Macaé têm se consagrado por proporcionar um novo caminho para inúmeras pessoas encontrarem uma formação profissional, recolocação no mercado de trabalho e geração de renda. Um deles é o de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). O curso, que teve início em maio, terá duração de quatros meses, teve recorde de procura. Ao todo, 100 alunos se dedicam à formação realizada por uma equipe multidisciplinar com três dentistas especialistas, uma enfermeira, um técnico, instrutor de matérias e um técnico de anatomia e necropsia.

O professor e instrutor do curso, Alessandro Franco, formado em Odontologia, disse que os alunos são muito aplicados e que o mercado está carente de profissionais com esta formação. "Estou dando suporte para os alunos na parte prática. Trouxe para o curso uma cadeira móvel para que eles conheçam o equipamento, entendam como ela funciona, os recursos, tudo isso durante as aulas práticas", frisou Alessandro que atua como supervisor de almoxarifado e manutenção de equipamentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para a coordenadora do curso, Gerusa Rodrigues, os participantes estão motivados com o início das aulas no laboratório. "Começamos a parte prática do primeiro módulo e todos os estudantes tiveram que usar roupa branca, máscara e toca na cabeça. São nessas experiências que conseguimos projetar um futuro profissional para os nossos alunos", disse Gerusa, acreditando que, ao final do curso todos estarão plenamente aptos a exercerem a profissão tanto por meio de concursos públicos ou em consultórios particulares.

A secretária adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, ressaltou as parceria que contribuem para o alto nível do curso. "No final de cada módulo tem a parte prática que acontecerá com oficinas ministradas nos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-Campus Macaé e também no Centro de Especialidades Odontológicas. Ao final, os alunos terão um ano para concluir o estágio como Auxiliar de Saúde Bucal e receber o certificado de formação. Estamos buscando parcerias para  facilitar e dar oportunidade de estágio nas unidades com atendimento odontológico, que contarão com a supervisão dos profissionais do CEO", explicou Leandra.

Para Alberto Eduardo, professor do curso e dentista do CEO, formado há 21 anos, o curso é uma qualificação muito boa com uma grande demanda no município de Macaé. "É muito forte o envolvimento dos alunos que fazem pesquisas, tiram dúvidas e participam durante toda a aula. Tenho certeza que a formação será um sucesso e que todos eles consigam um espaço no mercado de trabalho da nossa cidade", disse Alberto, especialista em Periodontia.

O curso de Auxiliar de Saúde Bucal é oferecido pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional da Secretaria de Educação em parceria com o Centro de Especialidades Odontológica (CEO) e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior.

Qualificação Profissional - A secretaria Adjunta de Qualificação Profissional atende, atualmente, cerca de 700 alunos nos 22 cursos gratuitos que acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. As formações, com duração média de três meses, são para diferentes segmentos como os da área da beleza, turismo e processos industriais.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: