Macaé News
Cotação
RSS

Petrobras e Cetem inauguram laboratório para biorremediação de áreas contaminadas

Publicado em 19/03/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A Petrobras e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), inauguram, na próxima sexta-feira (21), às 15h, o Laboratório de Bioprocessos para Ensaios de Biorremediação nas Escalas de Bancada e Piloto, instalado na sede do Centro, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O novo espaço, que ocupa área de 439 metros quadrados, está em conformidade com as diretrizes de biossegurança (CTNBio, Anvisa e Normas Regulamentadoras do MTE), será dedicado à realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de tratamento biológico (Processos de Biorremediação) de áreas contaminadas por hidrocarbonetos e/ou metais, incluindo as matrizes solo, sedimento e água. A Petrobras investiu R$ 800 mil na execução do laboratório. .  

O projeto está vinculado à Rede Temática de Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (Rede Ecoai) e tem aplicação direta em todos os segmentos da Petrobras, que possuem o risco de geração e acúmulo de passivos ambientais e que não encontram no mercado muitas alternativas tecnológicas para a redução economicamente viável dos seus efeitos.

O laboratório também contará com os equipamentos para a realização de ensaios bioquímicos, microbiológicos e moleculares, necessários para o acompanhamento e a avaliação da eficiência dos processos de tratamento propostos. Com a implantação do laboratório, serão otimizados os investimentos em PD&I, na medida em que será potencializada a integração das equipes de pesquisadores da Petrobras, do Cetem, da UFRJ e da Fiocruz, instituições que historicamente atuam em parceria na área de Bioprocessos Ambientais.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário