Macaé News
Cotação
RSS

Museu da imprensa pertence agora ao mundo

Publicado em 18/03/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A riqueza do Museu da Imprensa é tal que não podia mesmo ficar preservada entre quatro paredes. Por isso, a Imprensa Nacional resolveu trabalhar para que o acervo rompesse fronteiras e chegasse ao ciberespaço. A um clique do visitante no portal www.in.gov.br.

Isso aconteceu hoje pela manhã, quando o diretor-geral Fernando Tolentino de Sousa Vieira e Taís Valente dos Santos, representando o Instituto Brasileiro de Museus, abriram para o mundo a visitação virtual ao Museu da Imprensa, em solenidade no saguão do auditório d. João VI. O histórico momento foi presenciado por autoridades, jornalistas, servidores da Casa e por 19 estudantes do Centro Educacional Carlos Mota, do Lago Oeste, que estavam acompanhados das professoras Flora Fernandes e Margareth Maria da Silva.

“No ano da Copa do Mundo no Brasil, esse é o gol que fazemos. O primeiro. O segundo será dar acessibilidade às peças e documentos para os portadores de necessidades especiais”, disse o diretor-geral em pronunciamento logo após a inauguração do novo serviço do sítio da Imprensa Nacional. Conclamou a audiência a fazer ainda hoje um passeio no Museu da Imprensa Virtual, “como eu fiz ainda há pouco”. E destacou seu orgulho pela existência do museu, “um sentimento que se agigantou ao longo dos 11 anos que estou à frente da Imprensa Nacional”.  O museu completa 32 anos em 13 de maio próximo.

Mais visitantes – Em entrevista à NBR e à Voz do Brasil, Fernando Tolentino disse que a expectativa da Imprensa Nacional é a de que haja com o Museu da Imprensa Virtual uma multiplicação no número de visitantes físicos ao acervo de 400 peças e documentos. “Essa visita virtual adoça a boca dos internautas. Acreditamos que muitos queiram conhecer de perto o acervo, que retrata 206 anos de história da imprensa brasileira e da indústria gráfica de nosso país”, explicou, acrescentando que é esperada também uma maior participação dos estudantes no concurso de Poesia, Desenho, Redação e Artigo, promovido pelo Museu.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário