Macaé News
Cotação
RSS

Rio das Ostras - Continua combate a incêndio em Itapebussus

Publicado em 18/03/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil Municipal, além da Guarda Municipal e Coordenadoria de Proteção Ambiental, continuam nesta manhã de segunda, 17, tentando eliminar os últimos focos de incêndio que atingem a Arie de Itapebussus, em Rio das Ostras. O fogo começou na noite de sábado, dia 15, na Unidade de Conservação e se alastrou rapidamente devido aos fortes ventos e ao tempo seco. Segundo estimativas do Capitão Rafael Brazão, responsável pelo destacamento dos Bombeiros de Rio das Ostras, a queimada já pode ter atingido 20 mil m2 da área.

O combate às chamas perdurou por todo o fim de semana, com ação das equipes e apoio de maquinário da Prefeitura, como caminhões-pipa e retroescavadeira para isolar áreas de fogo. No domingo, um helicóptero dos Bombeiros também contribuiu para avaliar a área e debelar focos. Nesta segunda, ainda foram identificados pontos de incêndio, que se alastram em direção a um trecho da mata ainda não atingido. Devido à impossibilidade de aproximação dos carros-pipas, em meio à mata, o combate tem que ser feito com bombas costais, carregadas pelos profissionais.

O prefeito Sabino está acompanhando de perto o trabalho das equipes, ao lado dos secretários municipais do Ambiente, Nivaldo Talon, e de Segurança Pública, Paulo César Viana. No domingo, o Comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Macaé, Ten. Cel. Jorge Alberto Vicenzi, também esteve em vistoria no local.

“Estamos unindo esforços, Prefeitura e Corpo de Bombeiros, para apagar as chamas. O vento forte e o clima seco e muito quente ajudaram a propagar o incêndio. O cenário é muito triste, principalmente porque Itapebussus é uma área que precisa ser preservada, com vegetação de restinga, nativa da nossa região, e habitat de animais em extinção. Vamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para conter essa queimada”, disse o prefeito Sabino durante os trabalhos.

A Prefeitura pede à população que não se aproxime da área, que inclui a Praia de Itapebussus, por conta do risco de contato com fogo e a fumaça. As causas do incêndio estão sendo apuradas. A Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) de Itapebussus é de suma importância para a preservação dos ecossistemas da região. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário