Macaé News
Cotação
RSS

Ceasa-RJ lança Calendário de Comercialização na Expofood

Publicado em 17/03/2014 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


Com dados sobre safra e entressafra de produtos, material é ferramenta aliada da dona de casa

A Ceasa-RJ encontrou uma forma especial de comemorar o Mês da Mulher: o Calendário de Comercialização de Hortifrutícola. Com informações sobre safra e entressafra de mais de 50 produtos, o material é uma poderosa ferramenta para a dona de casa programar melhor suas compras. O lançamento será as 16h da próxima terça-feira, (18/03), durante a Super Rio Expofood, evento que reúne, anualmente, empresários e profissionais do setor de alimentos no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Elaborado pela Divisão Técnica da Ceasa-RJ (órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap), o Calendário orienta produtores, comerciantes e consumidores em geral. Nele, é possível acompanhar a oferta de legumes, frutas e verduras ao longo de todo o ano, identificando as épocas mais favoráveis para o plantio, comercialização e consumo dos produtos.

Onde encontrar

Além do site e de todos os mercados produtores da Ceasa-RJ, o Calendário estará à disposição em supermercados. O projeto foi desenvolvido com a participação da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj); da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri); e da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj). Para facilitar, o Calendário classifica como “fraco”, “regular” ou “forte” a oferta mensal de cada produto, indica o melhor período para a comercialização.

- Trata-se de uma ferramenta muito importante para todos os envolvidos no setor de abastecimento. O Calendário é um grande aliado para a dona de casa escolher produtos da época e comprar alimentos diversificados com preços mais acessíveis - explicou Sérgio Marcolini, presidente da Ceasa-RJ.

Levantamento

Para definir a classificação dos produtos, os técnicos da Ceasa-RJ fizeram um detalhado levantamento - de 2003 e 2012 - nas quantidades ofertadas por produtores do Rio de Janeiro e de outros estados fornecedores da Central.

- O Calendário ajuda o produtor a programar suas lavouras, o comerciante a oferecer produtos de mais qualidade e com menores preços e o consumidor a economizar e ainda manter uma dieta saudável – explicou o secretário de Felipe Peixoto, à frente da Sedrap.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário