Macaé News
Cotação
RSS

Milhares protestam por divulgação de imposto de renda de Trump

Publicado em 16/04/2017 Editoria: Mundo sem comentários Comente! Imprimir


Milhares de pessoas saíram às ruas de Nova York neste sábado (15) para uma manifestação pelo centro de Manhattan exigindo a divulgação das declarações de impostos do presidente Donald Trump, contestando a alegação de que o público não se importa com o assunto.

Organizadores da "Marcha do Imposto", que aconteceu em mais de 150 locais em todo o país e no exterior, querem chamar a atenção para a recusa de Trump em revelar seu histórico fiscal, como seus antecessores da Casa Branca fizeram por mais de 40 anos.

Além das principais cidades dos Estados Unidos, incluindo Washington e Los Angeles, estavam previstas manifestações na Europa, Japão e Nova Zelândia.

A marcha de Manhattan começou com um comício em Bryant Park, atraindo uma multidão estimada de cerca de 5 mil pessoas, embora nenhum número oficial tenha sido divulgado. A caminhada percorreu a Sexta Avenida e deveria se dispersar no Central Park.

"Graças a Trump, acredito que divulgar seus impostos quando se candidata a presidente deveria ser lei", disse a nova-iorquina Marni Halasa, de 51 anos, que chegou com roupas cobertas de notas de dólar falsas e segurando um cartaz escrito "Mostre-me o dinheiro!"

Críticos levantaram questões sobre o que o extrato de impostos de Trump pode revelar sobre seu patrimônio líquido e alianças comerciais.

Desde a época de candidato, Trump tem se recusado firmemente em divulgar suas declarações fiscais, citando uma auditoria em curso pelo Serviço Interno de Receita (IRS, em inglês).

Em setembro, ele disse à ABC News: "Eu não acho que alguém se importe, exceto alguns membros da imprensa".

De acordo com o IRS, Trump pode divulgar sua declaração de impostos mesmo durante a auditoria.

Os organizadores do  protestos afirmaram que optaram pela tradicional data de 15 de abril porque, sendo sábado, atrairia mais pessoas, embora o prazo de apresentação do imposto de renda deste ano tenha sido adiado para terça-feira (18).

› FONTE: band


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: