Macaé News
Cotação
RSS

Operação recolhe veículos abandonados nos bairros de Macaé

Publicado em 15/03/2014 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Macaé retomou a operação bairro a bairro para retirada de veículos abandonados nas vias públicas do município. As ações atendem ao banco de denúncias registrado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e também contam com uma patrulha destinada a este fim. As operações são desenvolvidas em parceria com a secretaria de Fazenda, por meio da Coordenadoria de Posturas, e conta também com o apoio do Rodando Legal.

Os bairros visitados em 2014 pela equipe foram o Centro, Cajueiros, Miramar, Visconde, Riviera Fluminense, Parque Duque de Caxias, Alto da Glória, Aroeira, Barra e Aeroporto. Nestes locais, os responsáveis que estavam utilizando a via pública como depósito (não só por abandono), foram notificados com o prazo de 72h para retirada do veículo. Os proprietários que não tomam uma providência, têm seus veículos apreendidos.

Além dos carros estacionados em via pública, sem condições de circulação e abandonados, os veículos em situação de infração de trânsito (que tenham como medida administrativa remoção do veículo) também foram removidos. Até o momento, foram 40 veículos notificados e seis apreendidos.

A partir daí, caso o proprietário tenha interesse em recuperar o veículo recolhido, deve primeiro dirigir-se à Coordenadoria de Posturas e solicitar autorização de liberação, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar no Detran, onde está registrado o veículo, o ofício para liberação.

Além do levantamento realizado pela secretaria, a população também pode fazer solicitações por meio da Ouvidoria Geral pelo número 0800-0220237, no portal (www.macae.rj.gov.br) e também pelo telefone da Mobilidade Urbana: (22) 2796-1626.

Balanço – Desde setembro de 2013, a operação foi realizada em diversos bairros, como Cajueiros, Aroeira, Lagomar, Jardim Guanabara, Miramar, Jardim Maringá, Visconde de Araújo, Praia Campista, Sol y Mar, Granja dos Cavaleiros, Imboassica e Parque Valentina Miranda, entre outros.

Ao final das ações nestes bairros no ano passado, foram notificados 140 veículos, dos quais, aproximadamente, 35 acabaram sendo apreendidos e levados ao pátio.

Em relação as ações realizadas ao longo do último ano, o número de ocorrências registradas apresentou uma queda significativa em 2014, somente devido às notificações emitidas pela equipe responsável pela operação. Na prática, isso significa que a colaboração dos proprietários para a retirada voluntária dos veículos, tem evitado a apreensão dos mesmos.

Esta fiscalização contempla não só aspectos de acessibilidade e mobilidade, mas também reflete na saúde pública, já que evita a proliferação de pragas e do mosquito da dengue, além da segurança pública, já que alguns destes veículos em estado de abandono são utilizados para práticas ilícitas.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário