Macaé News
Cotação
RSS

"Verão com Ciência" leva projetos acadêmicos à comunidade

Publicado em 16/03/2017 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Em sua sétima edição, o projeto "Verão com Ciência" está cheio de novidades. Promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Prefeitura de Macaé, o evento, pela primeira vez, está deixando a Cidade Universitária e indo ao encontro das comunidades.  O "Verão com Ciência" prossegue até sexta-feira (17) e conta com eventos em escolas municipais, no Solar dos Mellos, Paço Municipal, Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) e no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem).

“A ideia de levar os cursos e palestras do "Verão com Ciência" para a comunidade faz parte do caráter extensionista da UFRJ. É a pesquisa sendo colocada em prática no melhor lugar: junto da população”, destacou o secretário de Educação, Guto Garcia. Cerca de 40 palestras e minicursos sobre temas  variados: desde robótica e games até cuidados com a saúde, serão dados.

Idealizador do "Verão com Ciência", o professor Francisco Esteves lembrou da sua época de estudante, onde os professores diziam que a universidade tinha que romper seus muros. “E é isso que estamos fazendo agora. Levar conhecimento à sociedade faz crescer o saber e a ciência”, destacou.

O secretário adjunto do Ensino Superior, Márcio Maggini, destacou a importância da parceria entre o município, por meio da prefeitura e as universidades que compõem a Cidade Universitária – UFRJ, FeMASS e UFF.

“Cada vez mais, a sociedade macaense precisa conhecer o que acontece na Cidade Universitária, e levar o Verão com Ciência para este público foi uma ótima iniciativa”, destacou.  Diretor do campus da UFF em Macaé, Daniel Arruda, já está pensando no projeto "Inverno Com Ciência" que acontece em julho: a universidade foi convidada a participar do evento.

A programação completa do "Verão com Ciência" pode ser conferida no site https://veraocomciencia2017.macae.ufrj.br/.

Verão com Ciência - O evento é gratuito e segue até esta sexta com cursos, minicursos, palestras e oficinas, e tem como objetivo abrir as portas à sociedade do espaço universitário, possibilitando aos estudantes, servidores e docentes do Campus UFRJ-Macaé, interação com o público que não frequenta o espaço universitário. A programação do projeto "Verão com Ciência" aborda temas como Educação, Meio ambiente, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, entre outros.

De acordo com a equipe organizadora, o desafio proposto é tornar o ambiente universitário da UFRJ em Macaé vivo e dinâmico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e, propiciando aos estudantes universitários, funcionários e docentes o trabalho e vivência conjunta da interdisciplinaridade e da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: