Macaé News
Cotação
RSS

Robótica: Macaé vai a Brasília competir em etapa nacional

Publicado em 15/03/2017 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O objetivo é tornar o processo de aprendizagem tecnológico significativo

O objetivo é tornar o processo de aprendizagem tecnológico significativo

Macaé contará com representantes na etapa nacional do Torneio de Robótica Fist Lego League. A etapa que será realizada em Brasília nos dias 17,18  e 19 de março terá a participação dos  alunos da escola municipal Eda Daflon (Imbetiba) . Os estudantes se destacam como representantes da região na ida a um dos maiores eventos de robótica do país.

A ida para Brasília foi assegurada  em dezembro na etapa regional do Torneio  de Robótica First Lego League (FLL) , na  Cidade Universitária. Os representantes  da escola Eda Daflon foram destaques com a terceira colocação na etapa regional do torneio.

Os "Robóticos Daflon" apresentaram o projeto "Insecdroid", pesquisa de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que apresenta o protótipo da semente da planta crotalária na identificação  da larva do mosquito.

Na competição nacional, diante do tema “Animal Allies” (aliados dos animais), alunos na faixa de 9 a 16 anos vão apresentar projetos, que estimulam a criação de soluções para o melhor convívio entre seres humanos e animais. As melhores equipes poderão chegar às etapas internacionais de robótica.

Robótica em Macaé - Os estudantes da rede municipal que participam do programa  inovareaprender já estão se dedicando pra valer aos trabalhos, que envolvem inovação, tecnologia e ciência. Eles atuam nas estações de trabalho que são subdivididas em escolas da área central, bairros e Serra.

De acordo com a responsável pela robótica, Luemy Ávila, a rede municipal está alcançando resultados positivos. "Temos muitas conquistas pela frente. O bom resultado de Macaé é fruto de muito trabalho e luta. Estamos conseguindo formar autores de novas tecnologias. O objetivo é tornar o processo de aprendizagem tecnológico significativo", destaca.

Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do  “Escola em Ação”, polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Universidade Federal Fluminense/Polo Macaé e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS junto ao programa Inovareaprender, da Secretaria de Educação. Cerca de 60  alunos do 4º ano ao Ensino Médio fazem parte do programa, que  conta  com  o Núcleo Municipal de Robótica, espaço  que funciona na Cidade Universitária. O local realiza atendimento específico aos alunos e universitários, realização de  cursos,  oficinas e experiências com protótipos e pesquisas.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: