Macaé News
Cotação
RSS

Hemocentro prossegue com campanha para reforçar estoque no Carnaval

Publicado em 18/02/2017 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


As doações poderão ser feitas das 7h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, anexo ao Hospital São João Batista

As doações poderão ser feitas das 7h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, anexo ao Hospital São João Batista

O Serviço Municipal de Hemoterapia prossegue com campanha para garantir um estoque de sangue para o Carnaval. Neste período, em decorrência de maior movimento nas estradas, podem acontecer acidentes de trânsito. As doações poderão ser feitas das 7h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, anexo ao Hospital São João Batista.

De acordo com a coordenadora da Hemoterapia, a médica Rosângela Bittencourt  Murta, no período de Carnaval a necessidade de sangue aumenta e, por esse motivo, é importante que toda a população ajude sendo doadora. "Precisamos de todos os tipos de sangue, pois além de atendermos o município de Macaé, fornecemos para as cidades de Carapebus e Conceição de Macabu", informa, enfatizando que nem todo o sangue coletado é aprovado, pois passa por exames de sorologia para verificar se pode ser aproveitado nos pacientes que necessitam de transfusão.

O técnico de operações, Marcos Campos, 35 anos, conta que desde os 18 anos doa sangue. "Até 28 anos doei sangue duas vezes por ano. Acho importante ajudar outras pessoas. Tive um amigo que precisou de sangue na cidade vizinha e por ter sangue de RH negativo, teve dificuldade de encontrar um doador compatível"

Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto emitido por órgão oficial e que seja válido em todo território nacional; pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 60 anos de idade. No caso dos menores, é necessário que tenha o consentimento do responsável para cada doação de sangue.

O doador nunca deve realizar o procedimento sem antes ter se alimentado adequadamente; ter repousado no mínimo de seis horas; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes e evitar consumir alimentos gordurosos.

Orientações após a doação - Após a doação de sangue, a pessoa deve seguir algumas orientações importantes como beber bastante líquido nas primeiras seis horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas duas primeiras horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco. Qualquer dúvida ou informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1756.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: