Macaé News
Cotação
RSS

Mobilidade: 150 veículos abandonados são recolhidos por ano

Publicado em 06/02/2017 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


A parceria com a população é fundamental, indicando os locais em que são necessárias a notificação e a retirada

A parceria com a população é fundamental, indicando os locais em que são necessárias a notificação e a retirada

Cerca de 150 veículos em estado de abandono nas vias públicas de Macaé foram recolhidos, no ano passado, pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A medida, em parceria com a coordenadoria de Posturas, evita a proliferação de pragas e de focos com larvas do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chicungunha, além de contemplar aspectos de acessibilidade, mobilidade e segurança pública.

A operação, denominada “Choque de Ordem”, acontece em diversos bairros. A ideia é realizar um levantamento sobre veículos em estado de abandono em vias públicas, além de recolher os que já foram notificados, em cumprimento ao que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, após o diagnóstico da equipe, o veículo pode ser recolhido até imediatamente, levando-se em consideração os riscos. Segundo ele, esta ação também colabora na segurança pública, já que alguns destes veículos em estado de abandono são utilizados para práticas ilícitas.

-  A parceria com a população é fundamental, indicando os locais em que são necessárias a notificação e a retirada. Já os proprietários devem colaborar com a retirada voluntária dos veículos, evitando o recolhimento dos mesmos - frisa o secretário.

O mapeamento dos locais para notificação e recolhimento é realizado tanto por meio do banco de denúncias, quanto pelo levantamento realizado em patrulhamento. Após a notificação, o proprietário tem prazo de até 72 horas para a retirada ou o veículo será transferido ao depósito e todas as despesas decorrentes da remoção e armazenamento serão de responsabilidade do proprietário.

A população pode contribuir ao identificar os locais com estes potenciais criadouros por meio da Ouvidoria Geral pelo telefone 162 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou pelo link no Portal da Prefeitura.

Recuperação

Os carros rebocados são encaminhados ao pátio do Rodando Legal, no bairro São José do Barreto. Caso o proprietário tenha interesse em recuperar seu veículo, deve primeiro dirigir-se à Coordenadoria de Posturas e solicitar autorização de liberação, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar o ofício para liberação no Detran em que está registrado o veículo, e, por fim, encaminhar-se ao Rodando Legal para o pagamento das taxas de remoção e diárias devidas.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: