Macaé News
Cotação
RSS

Tomógrafo Móvel beneficia moradores de Paraty e mais quatro cidades

Publicado em 12/03/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A partir desta quinta-feira (13) e o dia 29 dester mês de  março, o Tomógrafo Computadorizado Móvel da Secretaria de Saúde fluminense estará no município de Paraty, atendendo também a pacientes de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Barra Mansa. Localizado na Avenida Nossa Senhora dos Remédios, o atendimento será feito das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h30 às 15h. O serviço tem capacidade para realizar cerca de 70 exames diariamente.

O paciente que desejar usufruir do serviço deve procurar a Secretaria de Saúde de seu município de origem para o encaminhamento. As secretarias são responsáveis pelo repasse de informações sobre horário e data, além da orientação prévia para a realização do exame.

A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada foi criada para facilitar o acesso para a realização deste tipo de exame na rede pública. O equipamento, instalado em um container climatizado para a recepção e acolhimento dos pacientes, funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Agilidade no diagnóstico

O tomógrafo é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. Os resultados são disponibilizados aos pacientes após um período de 10 a 15 dias úteis pelo município de origem do paciente, para que então possam encaminhar ao seu médico.

Criado em 2009, o serviço de Tomografia Móvel é o primeiro do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento a mais de 67 mil usuários do SUS. São duas carretas que realizaram, juntas, mais de 88 mil exames. Além disso, a secretaria dispõe de uma ressonância magnética móvel, inaugurada em 2010, que já realizou 28.756 exames e um mamógrafo móvel, que começou a funcionar no fim de 2013 e que realizou até agora 1.452 mamografias e 419 ultrassonografias.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário