Macaé News
Cotação
RSS

Mobilidade estuda medidas para ordenamento do trânsito no entorno de escolas

Publicado em 12/03/2014 Editoria: Trânsito sem comentários Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Mobilidade Urbana, está realizando uma série de levantamentos para a implantação de medidas que melhorem a circulação de veículos no entorno de escolas municipais e particulares na região central e nos demais bairros do município. A ação visa, em especial, o estacionamento no entorno das unidades de ensino, com o objetivo de tentar melhorar a circulação de veículos nos horários de entrada e saída. O intuito é garantir a segurança no momento de embarque e desembarque de estudantes, além da fluidez no trânsito.

Como muitas escolas funcionam em locais onde há bastante movimento de veículos, pais e responsáveis por veículos que prestam serviço de transporte escolar acabam por estacionar em locais proibidos indicados por sinalização, sobre calçadas ou em fila dupla. Muitas vezes, este é o motivo complicador para o fluxo de carros no entorno das unidades, especialmente em pontos por onde trafegam muitos veículos, como as ruas Velho Campos e São João.

A partir destes levantamentos, será possível identificar os pontos mais críticos, onde há necessidade de alterações na sinalização horizontal e vertical ou onde os agentes de trânsito precisam intensificar as intervenções no horário de início das aulas e também na saída dos alunos.

Travessia – Vale ressaltar que a secretaria de Mobilidade Urbana já realiza ações para a segurança no que se refere a travessia de estudantes. Além de intervenções por parte dos agentes em frente a algumas escolas, pais e responsáveis são orientados para que só façam a travessia das vias em locais seguros e sinalizados ou onde houver agentes de trânsito.

No entanto, solicita-se aos condutores que tenham atenção, respeitem, em especial, a faixa de pedestres, além de todas as orientações e a sinalização. Os condutores devem evitar descumprir as normas do Código Brasileiro de Trânsito, como falar ao celular dirigindo, andar sem cinto de segurança, cadeirinha (no caso das crianças), pois, além do risco, estas ainda são infrações passíveis de multa.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: