Macaé News
Cotação
RSS

Mobilidade urbana promove campanha sobre uso da faixa de pedestre no Barreto

Publicado em 05/01/2017 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


A campanha é feita por meio de conversa e entrega de folhetos

A campanha é feita por meio de conversa e entrega de folhetos

Quando o pedestre põe o pé na faixa, o motorista põe o pé no freio. E com isso, o trânsito só tende a melhorar. Essa é a campanha de conscientização que a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza, até esta sexta-feira (06), na Rodovia Amaral Peixoto, no Barreto. A ação acontece sempre em dois horários: das 7h às 9h e das 16h às 18h.

A campanha é feita por meio de conversa e entrega de folhetos que incentivam o uso da faixa de pedestres. Surgiu após modificação nas vias próximas aos condomínios de prédios construídos no local, que aumentou o número de pessoas circulando na região.

O técnico em eletrônica José Celmo Pereira aprovou a ação da prefeitura e frisou a importância de uma travessia segura naquele local. "É uma pista perigosa, com fluxo intenso de carros e, por causa disso, o número de acidentes acaba elevado, se não tivermos cuidado. Atravessando na faixa, caso aconteça algo, o pedestre não vai perder sua razão", explicou o morador de um dos condomínios locais.

A agente e educadora de trânsito Josiana Marques Wilme falou sobre a importância do trabalho de incentivo ao uso da faixa de pedestres, que é relativamente nova no local.

- Essa campanha surgiu devido à instalação dos condomínios que aumentou o  movimento de pessoas por aqui. As vias sofreram modificações com os semáforos e as faixas de pedestres. O brasileiro geralmente é acostumado e tem necessidade de fiscalização, mas acreditamos na educação para conseguir adeptos, para que as pessoas passem a respeitar isso e se torne uma rotina. Abordamos tanto o pedestre que insiste em passar longe da faixa, quanto o motorista que precisa respeitar o sinal, ressaltou Josiana, que atuou com as agentes de administração e logística Fabiana Anunciação e Francisca Machado, além do agente Gonçalves.

Para um trânsito melhor, é preciso atentar para algumas ações. Condutor deve: reduzir a velocidade ao se aproximar das faixas de pedestres; dar prioridade à travessia dos pedestres; parar antes das faixas de pedestres, se necessário. Já o pedestre deve: atravessar somente nas faixas; certificar de que está sendo visto pelo condutor e se o veículo está a uma distância segura; não correr e não usar celulares ou fones de ouvidos ao atravessar, pois eles tiram a sua atenção.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: