Macaé News
Cotação
RSS

Restinga do Barreto: programação especial celebra criação do parque

Publicado em 11/12/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Quem já aproveitava o local, agora comemora a criação do Parque

Quem já aproveitava o local, agora comemora a criação do Parque

"O bom uso inibe o mau uso". É com esse pensamento que a Secretaria de Ambiente (Sema) comemorou o decreto para a criação do Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto nesse sábado (10). Com  limpeza da orla, plantios de espécies nativas, educação ambiental para as crianças, campeonato de bodyboarding, a população também pode aproveitar o dia no local que compreende o trecho de vegetação de restinga, às margens da RJ-106, na Praia do Barreto.

"Era um anseio da população para que se criasse essa unidade de conservação. Somamos força e realizamos. Agora, com um plano de manejo, pretendemos que o parque seja, além de um lugar de conservação, um lugar de lazer", afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Martins, acrescentando que o parque é um orgulho da cidade por sua beleza.

Moradora há 30 anos do Aeroporto, Maria da Conceição, esteve no local para saber mais do Parque.  "Vai ser ótimo para a preservação da praia. Moro há muito tempo aqui e nunca tinham feito nada parecido", afirmou Maria.

O subsecretário de Ambiente, Henrique Abrahão, enfatizou que o aproveitamento correto do local é bom, não só para o ambiente, mas para a vida social da cidade. "É um parque de conservação, mas queremos que a população continue a usar a praia e o espaço. Buscamos expandir o uso do Parque para o lazer familiar e preservação ambiental", disse.

Para ajudar na manutenção do Parque, a área conta com a atuação da Secretaria de Serviços Públicos. O secretário da pasta, Célio Chapeta, incentivou o cuidado com o local.  "Que todos tenham carinho para cuidar do Parque", disse.

O moradores do bairro Barreto e de toda a cidade serão beneficiados pelo uso sustentável do local. "Essa área é muito utilizada pela comunidade local, a criação do parque vai propiciar um uso com mais consciência, além de trazer mais segurança", afirmou Dominick Werneck, representante da Associação dos Moradores do Barreto.

Quem já aproveitava o local, agora comemora a criação do Parque. "Vamos passar a ter maior visibilidade. O parque, o apoio da Secretaria de Ambiente é muito importante para desenvolver um trabalho melhor", afirmou Giles Fernandes, um dos coordenadores do Projeto Ecotreino, que realiza um trabalho de revitalização, limpeza e treino funcional na praia do Barreto junto com Anderson Santos e Lisier Costa.

Apoiando também o evento esteve o Aeropoint, outro projeto que, por meio do bobyboarding, vem cuidando da praia. "É nosso "quintal de casa" e, com potencial de ondas então, nós, surfistas nos reunimos para resgatar a nossa praia. Hoje vencemos, a partir de agora é oficial," afirmou Gugu Sunset, organizador do campeonato e coordenador do Aeropoint, que ressaltou o apoio ainda da Associação de Macaé de Bodyboarding e a Associação de Surf de Macaé. 

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: