Macaé News
Cotação
RSS

Educação ambiental incentiva preservação de ecossistemas

Publicado em 01/12/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


A ação aproxima a população da importância do ecossistema

A ação aproxima a população da importância do ecossistema

Uma aula especial sobre preservação da mata ciliar, do manguezal e as características desses ecossistemas marcaram as atividades escolares dos alunos do quinto ano de escolaridade do Ciep Darcy Ribeiro, na Nova Esperança. A atividade foi a última de 2016, dentro do projeto promovido pela equipe de Educação da Secretaria de Ambiente.

O objetivo do projeto, que foi realizado em diversas escolas durante o ano, é conscientizar e apresentar as áreas de restinga, de mangue, a fauna e a flora, em geral, às crianças que vivem no entorno desses espaços. A ação aproxima a população da importância do ecossistema para manter o equilíbrio natural em Macaé.

A aula é apresentada durante 50 minutos e dividida em duas etapas: teórica, em sala de aula, e prática, quando os alunos são levados para o lado de fora e podem explorar a natureza, com auxílio dos técnicos, para que os alunos se apropriem do conhecimento.

Durante a atividade, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o mangue como um ecossistema costeiro característico, presente no dia a dia do município. O manguezal transita entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se relacionam outros componentes vegetais e animais.

Outro tema importante, debatido durante a aula, foi a vegetação florestal da mata ciliar, que rodeia os rios de médio e grande porte. Essa mata é relativamente estreita em ambas as margens, dificilmente ultrapassando cem metros de largura em cada. É comum a largura em cada margem ser proporcional à do leito do rio, embora em áreas planas a largura possa ser maior. 

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: