Macaé News
Cotação
RSS

Meio ambiente: ações visam conservar restinga das praias durante o Verão

Publicado em 08/11/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


O espaço está sendo cercado com eucalipto tratado e será isolado com corda, visando ampliar a proteção da flora e fauna

O espaço está sendo cercado com eucalipto tratado e será isolado com corda, visando ampliar a proteção da flora e fauna

O verão está se aproximando e, com o retorno dos banhistas, a restinga das praias sofre interferências em sua estrutura por conta do aumento no trânsito de pessoas. Com o objetivo de conservar as ilhas de vegetação nativas e exóticas foi iniciado, nesta terça-feira (8), o isolamento de áreas de restinga das praias dos Cavaleiros e Campista.

O espaço está sendo cercado com eucalipto tratado e será isolado com corda, visando ampliar a proteção da flora e fauna, protegendo a linha da costa. A ação é realizada pela Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Territórios da secretaria de Ambiente. Atrelando à educação ambiental, o trabalho também será estendido à conscientização dos banhistas, ambulantes e utilizadores do local sobre o uso adequado da praia, com orientações sobre formas de utilização que não prejudiquem o meio ambiente.

A conservação da área é de extrema importância para a fixação da areia da praia, além da preservação das espécies de animais que utilizam a restinga, como as corujas-buraqueiras.

- A vegetação nativa e exótica que delimita o espaço entre o mar e o calçadão, se não existir, além do impacto ambiental, corre o risco do calçadão ceder e o mar invadir, por esse motivo é importante conservar a vegetação. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham consciência e olhem com sensibilidade a questão, - pontuou o Coordenador de Biodiversidade, Sávio Magaldi.

A técnica de segurança, Dayse Ferreira, trabalha próximo à praia e comenta que o isolamento da área também contribui com o paisagismo e a segurança das pessoas que transitam no espaço.“O cercado evita que as pessoas andem sobre a vegetação, onde correm o risco de se machucar com espinhos ou algum objeto que possa estar escondido, também fica mais bonito e organizado”, frisou.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: