Macaé News
Cotação
RSS

Informatização de escolas e unidades de saúde otimizará atendimento ao cidadão

Publicado em 11/10/2016 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


Macaé é um dos municípios que continuou com o projeto

Macaé é um dos municípios que continuou com o projeto

Em tempos em que informação e tecnologia caminham juntas, a Prefeitura de Macaé dá mais um passo no caminho da informatização otimizada de seus pontos de atendimentos à população. As secretarias municipais de Educação e Saúde são exemplos de trabalho em expansão, que acontece na área metropolitana do município, nesse primeiro momento. A iniciativa vai se estender, ainda, a locais de conveniência, como bibliotecas e praças públicas, por exemplo.

A proposta inicial é que, até dezembro deste ano, 80 escolas municipais tenham o sistema de informatização implantado. E, até fevereiro de 2017, serão os 86 pontos de atendimento de saúde.

O secretário Adjunto de Infraestrutura e Patrimônio, Carlos Antonio Pinheiro Santos, explica que a otimização de dados estatísticos, para se buscar as melhores decisões do município, é uma das possibilidades da unificação de todos os dados em uma única rede e plataforma, abrangida por esse sistema de informatização.

- Nas escolas do município, por exemplo, o trabalho começou em 2013, com o e-cidade, um programa para informatizar a gestão dos municípios de forma integrada. Isso era possibilitado pela parceria entre a empresa do software e o Proderj, do Governo Estadual. Com a crise no Estado do Rio, foi oferecido aos municípios a adesão e a continuidade desta gestão. Macaé é um dos municípios que continuou com o projeto e agora, todos os dados das escolas municipais de Macaé já estão armazenadas no banco de dados da prefeitura - explicou Carlos Antonio.

A implantação da internet em todas as escolas municipais da cidade facilitará e ampliará o nível de transmissão de dados no processo de gestão. "Estaremos disponibilizando o Portal do Aluno, no qual os pais também poderão acompanhar as notas dos seus filhos. Todos os diretores já estão sendo treinados para usar o sistema e os professores poderão acessar de suas próprias escolas. Também vamos, com essa iniciativa, contemplar as bibliotecas", ressaltou.

Neste primeiro momento serão informatizadas as escolas da área metropolitana. Logo depois serão atendidas as escolas e unidades der saúde da área rural do município, na região serrana. "Hoje, o Hospital da Serra já tem internet e, em um ano, a região será bem atendida. A prefeitura está fazendo um bom trabalho na colocação de internet nesses pontos. Em fevereiro do ano que vem teremos 226 pontos informatizados", pontuou o secretário. 

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: