Macaé News
Cotação
RSS

Estado do Rio de Janeiro tem mais de 5 mil nascentes preservadas

Publicado em 13/08/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Em seis anos de campanha, 5.152 fontes de água foram conservadas

Uma campanha iniciada há seis anos junto aos agricultores familiares fluminenses contabilizou a preservação de 5.152 nascentes em todo o estado, com o objetivo de contribuir para o abastecimento das cidades e para o desenvolvimento sustentável após a Olimpíada.

Os dados foram consolidados pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, responsável pela iniciativa. Um ano depois da cidade do Rio de Janeiro ser anunciada como sede da competição internacional, o projeto foi iniciado com a meta de envolver os agricultores na proteção de 2.016 nascentes de água até o início dos Jogos. Para isso, receberam incentivos para aquisição de material utilizado no cercamento das fontes em suas propriedades, além de mudas para o plantio nessas áreas.

A preservação das nascentes é essencial para a renovação do ciclo de água. Uma vez que a vegetação em torno das fontes é conservada e o trabalho de regeneração natural toma fôlego, a área verde trabalha como se fosse uma esponja, ajudando na absorção da água da chuva, que é infiltrada no solo e alimenta o lençol freático. Em seis anos de campanha, 5.152 fontes de água foram protegidas, com a mobilização de mais de cinco mil agricultores fluminenses. O volume estimado de água produzida por essas nascentes equivale a mais de seis mil piscinas olímpicas cheias por ano.

– Os agricultores se tornaram verdadeiros produtores de água, aumentando não só a oferta hídrica em suas propriedades, mas também colaborando para otimizar a vazão dos rios que abastecem os centros urbanos – disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

› FONTE: Agência Rio


sem comentários

Deixe o seu comentário