As vésperas do Carnaval, a correria para os últimos preparativos é grande. A busca pelas fantasias e adereços, tão tradicionais dessa época, já estão a todo vapor em Rio das Ostras. Para aqueles que vivem desse tipo de comércio, esse é o período mais lucrativo do ano, e também o momento de trabalho dobrado.
Segundo a gerente de uma loja especializada em fantasias na cidade, Maria Madalena, a procura todos os anos é sempre muito grande, mas o brasileiro costuma deixar tudo em cima da hora, então o movimento dos dias que antecedem o carnaval acabam sendo os principais responsáveis pelas vendas. Ela afirma que, embora sua loja esteja com um bom fluxo de vendas, já presenciou carnavais melhores: “Ano passado, por exemplo, as pessoas fizeram as suas compras com maior antecedência. Nesse mesmo período em 2013 já havíamos vendido o dobro do que conseguimos até agora”.
Mas Maria Madalena não se queixa e está confiante, abrirá até na segunda-feira de carnaval e já contratou para essas últimas semanas mais dois funcionários temporários para dar conta do atendimento. Uma das vendedoras da loja, Claudia Amorim, diz que está surpresa com as vendas de última hora. Ela estima que a loja esteja vendendo em torno de 100 fantasias e adereços por dia, sendo que a principal procura são as peças infantis: “Mais de 80% das nossas vendas são fantasias destinadas às meninas, os homens geralmente preferem as máscaras, que correspondem basicamente ao resto do total das vendas”.
Os estudantes Guilherme Magalhães e Vinícius Pimentel fizeram suas compras de carnaval com um pouco de antecedência para evitar o transtorno das lojas abarrotadas, já que em Rio das Ostras não existem muitas opções. Eles acharam os preços esse ano um pouco mais caro. Assim, gastaram cerca de R$ 60 em duas perucas e alguns outros itens, mas afirmam que as despesas valem a pena. “Afinal, a festa é uma válvula de escape dos aborrecimentos que surgem durante todo o ano”, disse.
Marcelo e Letícia Gomes procuram uma fantasia de princesa para Marcele, a primeira filha de dois anos. Morando há pouco tempo em Unamar, o casal afirma que os preços dos elementos carnavalescos na região não diferem muito dos do Rio de Janeiro, local em que moravam, porém, esse ano só pretendem agradar a filha, pois querem economizar.
As fantasias variam de preço conforme o tipo de material, tamanho ou demanda, mas em geral podem ser encontradas na cidade entre R$ 49 e 69. Algumas lojas também estão oferecendo algumas promoções com preços bem mais em conta.
› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)