Macaé News
Cotação
RSS

Semana do Meio Ambiente começa nesta sexta-feira

Publicado em 01/06/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Ciclismo, exposição de fotos, exibição de filmes, campanha no trânsito contra o lixo nas ruas, plantio de árvores. Não vai faltar atividade para se comemorar a Semana do Meio Ambiente, entre sexta-feira (3) e 10 de junho, em diversos pontos da cidade. A programação vai acontecer em horários diferentes e é realizada pela Secretaria de Ambiente, em parceria com outras pastas.

O secretário Gerson Lucas Martins comemora a realização do evento em seu segundo ano consecutivo. “É com muito orgulho que a Secretaria de Ambiente inicia mais uma semana comemorativa, focada na divulgação e atividades que visam preservar o meio ambiente”, ressaltou Gerson.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Patrícia Antunes, lembrou que é importante comemorar as datas marcantes com ações focadas no meio ambiente. “Sempre fazemos esse trabalho em datas como Dia da Árvore, das Águas, Dia do Servidor, aniversário da cidade. E sempre procuramos trabalhar com atividades específicas para as crianças da rede municipal de ensino, de sete a 14 anos, divididas por idades. São elas que levam os aprendizados para os pais, por exemplo. A educação começa em casa”, explicou Patrícia.

Na sexta-feira (3) será promovida a transformação de um espaço com pouca utilização em um jardim de pneus reciclados. O plantio será no Polo de Cultura da Fronteira, das 9 às 14 horas, em parceria com a Fundação Macaé de Cultura.

E já que a ordem é celebrar o meio ambiente, nada melhor do aproveitar as belezas naturais do município. No domingo (5), segundo dia de programação, tem circuito de ciclismo com destino ao Parque Atalaia. Quem quiser participar da atividade, que é promovida em parceria com a Mobilidade Urbana e a Fesporte, já pode fazer a inscrição no Ginásio Poliesportivo. Os ciclistas vão sair do ginásio às 7 horas.

Já no Parque Atalaia, a programação começa às 9 horas e será aberta a toda comunidade. Após um coffee break, será possível assistir palestras que vão falar sobre o Parque. O primeiro a palestrar será o subsecretário de Ambiente, o biólogo Henrique Abrahão Charles, seguido da professora Conceição Franco. Encerrando a programação do dia, todos vão participar de uma trilha guiada com monitores do Parque.

Na segunda-feira (6), terceiro dia da programação, é a vez dos motoristas participarem da campanha "Por uma Macaé mais limpa", que vai conscientizar sobre o descarte indevido de lixo, com distribuição de lixeiras para carro, das 9h às 12h, nos seguintes pontos: sinal de trânsito da Praça Veríssimo de Melo, em frente ao Hospital São João Batista e no sinal da Praça Washington Luiz, próximo ao prédio da antiga Câmara, no Centro. A atividade tem parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Ações para todos as idades - As comemorações prosseguem na terça-feira (7) com uma atividade voltada aos pequenos. Alunos de 7 a 11 anos da rede municipal de ensino vão assistir ao filme de animação "Rio", que foca no tráfico de animais, ao contar a história da arara Blue. Serão duas exibições fechadas para os grupos, no Teatro Municipal de Macaé: às 9h e às 14h, em parceria com a Fundação Macaé de Cultura e a Secretaria de Educação.

Ainda no Teatro Municipal, na terça-feira, quem for ao local durante todo o dia, vai poder vislumbrar belas imagens da fauna e flora da Fazenda Atalaia, por meio da exposição de fotos "A biodiversidade do Parque Atalaia", retratadas pelo subsecretário Henrique Abrahão Charles.

Na quarta (8) e quinta-feira (9), a partir das 9h, tem mais plantio itinerante. Na quarta serão 100 mudas no Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública. Na quinta, serão 50 mudas plantadas nas Avenidas 1 e 2 do bairro Jardim Vitória.

Encerrando a Semana, a sexta-feira (10) será dedicada aos alunos de 12 a 14 anos, da rede municipal de ensino, participarem do Cine Ambiental, às 9h e às 14h, com exibição do filme "O veneno está na mesa", com mesa redonda e debate sobre o tema, com participação de técnicos. 

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário