Macaé News
Cotação
RSS

Recolhimento de óleo vegetal e pneus inservíveis contribui com meio ambiente

Publicado em 28/04/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Os pneus inservíveis ou óleo vegetal usado têm destino certo, em Macaé. Programas da secretaria de Ambiente, por meio da coordenadoria de Biodiversidade, Gestão de Águas e Territórios, realizam o recolhimento destes produtos, com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente. A ideia é fazer o descarte correto e, assim, evitar o desequilíbrio ecológico. As duas iniciativas são indicadores de Macaé apresentados no Programa Cidades Sustentáveis.

Dados da secretaria adjunta de Gestão Estratégica revelam que, em 2015, o Programa de Recolhimento de Óleo Vegetal "Recicle seu óleo" atingiu cerca de 1,6 mil litros de óleo. Em 2014, o total foi de 1.292 litros. E, somente nos três primeiros meses deste ano, o número foi expressivo: 1,4 mil litros. Com isso, a quantidade recolhida no primeiro trimestre já está próxima de superar a marca de litros coletados em todo o ano passado.

Para facilitar a coleta, o cidadão pode realizar a entrega voluntária do óleo vegetal usado, nos pontos definidos, em garrafa PET bem fechada, e coado. O material é encaminhado para cooperativas e associações e será transformado em sabão, glicerina, tintas, detergentes e biodiesel. 

- Este índice representa um entendimento, por parte da população de Macaé, quanto aos danos que o óleo pode causar ao meio ambiente. Para a secretaria, é motivo de orgulho contar com este apoio dos cidadãos e vamos continuar trabalhando para aumentar este índice - analisou o Secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins.

Outra destinação correta para evitar danos ao meio ambiente são os pneus inservíveis. O recolhimento atingiu a marca de 1,5 mil toneladas, nos últimos três anos. Em 2013, foram 384 toneladas. No ano seguinte, a marca foi de 540 e, em 2015, 654. Nos dois primeiros meses, deste ano, foram recolhidas 94 toneladas de pneus inservíveis.

Além dos danos ao meio ambiente, os pneus – se não descartados de forma correta – podem servir para acúmulo de água, se tornando possíveis criadouros para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus. Outra orientação é que o cidadão nunca deve incinerar o objeto inutilizado, uma vez que – além de provocar uma fumaça prejudicial à saúde – gera resíduos que contaminam o solo e a água.

Coleta de óleo vegetal

O lançamento irregular do óleo na natureza provoca a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Já nas redes de esgoto, provoca o entupimento de canos e a proliferação de pragas e doenças nocivas aos seres humanos e aos animais.

Desde o início do mês, a Secretaria de Ambiente decidiu alterar um dos pontos de entrega de coleta de óleo vegetal usado: o posto que estava no bairro Imbetiba foi deslocado para o Mirante da Lagoa, próximo à portaria de entrada. Os moradores do Centro da cidade, que utilizavam o posto antigo, podem levar o óleo usado para o ponto do Colégio Luiz Reid, na Rua Teixeira de Gouveia.

Os outros sete pontos são: Alto dos Cajueiros - Avenida Rui Barbosa, 1725 (Macaé Shopping); Barra de Macaé - Agência Macaé Facilita - Rodovia Amaral Peixoto, s/nº; Vivendas da Lagoa - Rua Amphilóphio Trindade, nº 67; Córrego do Ouro - Agência Macaé Facilita, na RJ-168; Sana - Base Operacional da Secretaria de Ambiente, na estrada do Vale do Peito do Pombo; e Cavaleiros - Centro de Convivência, na Praia dos Cavaleiros Posto 2.

Recolhimento de pneus inservíveis 

O Programa de Recolhimento de Pneus inservíveis tem 78 borracharias cadastradas em todo o município - tanto na área urbana, quanto na região serrana. São recolhidos e destinados para a reciclagem cerca de 54 toneladas mensais.

A ação permite o recolhimento e a destinação devida destes materiais, é resultado de um convênio firmado entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Todos os pneus são condicionados em local próprio e, semanalmente, são encaminhados para o beneficiamento de acordo com a legislação.
Para mais informações ou orientação técnica, o cidadão pode procurar a Secretaria de Ambiente - Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, da Secretaria de Ambiente -, localizada no Macaé Shopping, 1º piso, na Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefones: (22) 2796-1280 e (22) 2796-1380, ramal 217.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário