Macaé News
Cotação
RSS

Atrativos de Macaé são divulgados para turistas no Rio

Publicado em 19/04/2016 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


O Pão de Açúcar foi o cenário escolhido para a divulgação dos atrativos turísticos do município. O trabalho foi realizado no sábado (16) por dois turismólogos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e faz parte do projeto “Cidades Maravilhosas”, da TurisRio (Secretaria de Estado de Turismo). O objetivo é divulgar informações sobre roteiros de viagens – tipo bate e volta – próximos à capital do Rio. A média de turistas que visita o Pão de Açúcar chega a 4,5 mil diariamente.

A subsecretaria de Turismo de Macaé esteve no local distribuindo material de divulgação dos atrativos, como rede hoteleira (segunda maior do estado), gastronomia, serra, mar, cachoeiras, passeios ecológicos, Arquipélago de Santana, rafting e outros ligados ao ecoturismo.

- Muitas pessoas ainda não conhecem Macaé como destino turístico de lazer. Essa foi uma ótima maneira de divulgar os atrativos do município, que reúne mar e serra – explicou o turismólogo, Glauber Caldas.

Na sede, a orla da praia dos Cavaleiros e do Pecado são os pontos de maior frequência para o banho de mar, prática de skate e ciclismo. A Lagoa de Imboassica, recuperada pelo programa de saneamento, voltou a ser ponto de práticas esportivas, como stand up, canoa havaiana e passeio de pedalinhos. Para quem ainda não conhece, um bom programa para os dias de sol é um passeio ao Arquipélago de Santana, composta pela Ilha de Santana, Francês e Ilhote Sul. Existem empresas marítimas que já fazem o passeio.

Ecoturismo e banhos de cachoeiras
A região serrana oferece diversos tipos de passeio. O Sana é o distrito mais visitado e conhecido até internacionalmente. São várias opções de banho de rio e circuito das cachoeiras, como o Escorrega, Mãe, Pai, Sete Quedas, entre outras. Com contratação de guias, é possível fazer uma caminhada mais puxada, como à pedra do Peito de Pombo, que oferece uma vista privilegiada.

No caminho para quem sai de Casimiro de Abreu, em direção ao Sana, o Rio Macaé oferece condições perfeitas para a prática do rafting. Para se hospedar no distrito é melhor fazer reserva com antecedência. Nos fins de semana e feriados, a rede hoteleira local, composta por pousadas e campings, registra expressivos 95 a 100% de ocupação.

Exposição - Até domingo (24), a Base Operacional da Secretaria de Ambiente, no distrito do Sana, recebe a III Exposição Terra dos Mil Povos, uma mostra cultural que apresentará o acervo da Fundação Nacional do Índio (Funai). A exposição é uma realização da Ong APPAC Tororó Sana com o apoio da Secretaria de Ambiente. A exposição Terra dos Mil Povos conta com a exibição de fotografias, vídeos e músicas, além de outros itens ligados à cultura indígena. A visitação pode ser feita das 9 às 17 horas, durante todos os dias da semana. A entrada é franca.

Mais passeios na serra
Outras opções de passeio na região serrana são visitação à Fazenda Airis, localizada na estada Macaé-Glicério (RJ-162) e ao Parque Municipal Atalaia. O parque está localizado no distrito de Córrego do Ouro, sendo uma das reservas de mata atlântica mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. O Parque Atalaia é composto de 235,2 hectares, sendo 75% de mata fechada e uma das poucas reservas ainda intactas no Estado.

A Secretaria de Ambiente orienta que grupos acima de dez pessoas façam um agendamento por meio do e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com. O parque funciona para visitação de quarta-feira a domingo, de 9 às 16h.

Em Glicério, as opções para banho de rio são a Ciriaca ou o Rio São Pedro na Ilha da Canoa. Para os mais aventureiros, uma opção é a boiagem no Rio São Pedro. Muito praticada pelos "locais", a descida no rio utilizando boias feitas com pneus proporciona momentos de adrenalina e curtição, principalmente se o rio estiver cheio.

No Frade, além dos banhos de rio, o Pico do Frade é uma opção de passeio para quem domina a prática de escalada. Ele possui 1.429 metros de altura e é o ponto mais alto do município de Macaé fazendo limite entre as cidades de Trajano de Morais e Conceição de Macabu. O Pico do Frade está localizado a 13 quilômetros de Glicério.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário