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Turismo inicia pesquisa de clima empresarial do turismo

Publicado em 18/04/2016 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


Poder público e privado participam de ação para a construção de um termômetro do setor, com vistas a acompanhar expectativas dos empresários do turismo fluminense

Empresários de 23 municípios turísticos do estado estão convidados a participar de uma pesquisa de mercado a ser realizada ao longo dos próximos 12 meses. O levantamento, denominado “Clima Empresarial do Turismo no Estado”, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro - SETUR-RJ / TurisRio e irá captar as percepções dos empresários e responsáveis pela gestão dos estabelecimentos turísticos sobre o momento atual e expectativas de futuro dos negócios nos principais segmentos do turismo

O objetivo é identificar as principais variáveis da conjuntura econômica do turismo no estado e compor relatórios de monitoramento capazes de refletir a percepção dos empresários quanto ao desempenho nos setores de Alimentação, Transportes, Meios de Hospedagem, Lazer e Agências de Viagem.

A coleta de dados da pesquisa será executada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), trimestralmente, por meio de um questionário disponível na internet. Os empresários que participarem poderão fornecer suas perspectivas sobre variações como demanda nacional ou internacional, custos operacionais, preços e número de funcionários, dentre outros itens. Serão captadas, ainda, informações sobre o desempenho no trimestre imediatamente anterior ao atual, e comparações entre iguais períodos em anos consecutivos. Da mesma forma, os participantes poderão fornecer suas expectativas para os próximos trimestres e apontar quais são os fatores favoráveis e os mais desfavoráveis ao desenvolvimento dos negócios.

As respostas obtidas por meio das coletas trimestrais serão analisadas e comparadas a cada período de referência – trimestre atual, anteriores e posterior – e os dados ajudarão a compor diagnósticos de mercado. O compromisso é com o sigilo absoluto. Ao fim do processo, os participantes terão acesso a um relatório conjuntural produzido a partir desta ótica empresarial e de cenários macroeconômicos do turismo em âmbito nacional e no estado.

Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, a pesquisa permitirá a geração de informações estratégicas para o empresariado, a partir do conhecimento das percepções e expectativas. Ao mesmo tempo, contribui para que o setor público tenha uma visão mais ampla e aproximada da realidade, insumos fundamentais para a definição de ações de fomento à atividade.

- A pesquisa é uma ação integrante do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), fruto de uma política pública mais ampla ligada ao planejamento de médio e longo prazos para o setor no estado. Será de vital importância obter esta participação empresarial para contribuirmos para a dinâmica do mercado – afirmou Nilo Sergio.

Para o coordenador do projeto na FGV, Luiz Gustavo Barbosa, ao realizar uma pesquisa conjuntural contínua, o estado do Rio de Janeiro demonstra preocupação em fornecer indicadores para o fomento ao turismo no Estado.

- O Estado investiu na execução de um levantamento similar aos que vem sendo aplicados pelo Ministério do Turismo em nível nacional e em países como Espanha e Portugal. São informações que ajudam entes privados e públicos na tomada de decisão – explica.

› FONTE: Agência Rio


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