Macaé News
Cotação
RSS

Lagoa de Imboassica: vegetação de restinga recebe proteção

Publicado em 02/03/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Ação visa a regeneração das áreas de vegetação de restinga, recompondo a flora e fauna local

Ação visa a regeneração das áreas de vegetação de restinga, recompondo a flora e fauna local

A Prefeitura de Macaé realiza, desde o dia 3 de fevereiro, o isolamento das áreas de vegetação de restinga, fundamental para a proteção da linha da costa, assim como para a melhoria da qualidade do espaço paisagístico do município. A ação é da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Territórios e, no momento de finalização, o setor de Arborização da Secretaria de Ambiente foi um grande colaborador. A ação tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.

A ação visa proteger a restinga em regeneração, diminuindo o trânsito de pessoas e coibindo o tráfego de veículos nas areias (bugres, caminhonetes e motocicletas). "A proteção da restinga garantirá a manutenção e recomposição da flora e fauna local, além de resguardar as características naturais do local", afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Nesta segunda etapa, os técnicos da Secretaria de Ambiente fizeram a instalação de cerca de 60 metros de corda (sisal) para delimitar a área a ser protegida. Anteriormente, eucaliptos tratados foram instalados na região. Com a marcação, é esperado que o tráfego de veículos na faixa de areia seja limitado.

- As espécies que compõem a vegetação de restinga são importantes para a fixação da areia e para a composição fisionômica das áreas de praia - explicou o geógrafo e coordenador de Biodiversidade, Sávio Magaldi, acrescentando que o local é uma Área de Proteção Permanente.

A Secretaria de Ambiente está localizada na Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros. Telefones: (22) 2796-1280 e 2796-1380.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário