Macaé News
Cotação
RSS

Santa Maria Madalena já protegeu 96 nascentes na serra

Publicado em 22/02/2016 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Produtores que cuidaram de suas fontes d&39;água amenizaram efeitos da estiagem

A campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, do Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, vem mobilizando produtores rurais em microbacias hidrográficas de todo o estado para a proteção de nascentes em suas propriedades. Santa Maria Madalena, na Região Serrana, é um exemplo do engajamento e conscientização ambiental dos agricultores. Em todo o município, já foram protegidas 96 nascentes, com recursos de mais de R$ 190 mil do Rio Rural.

Entre as fontes d’água preservadas, 39 estão na microbacia Manoel de Moraes; 22 no Alto Imbé; 17 na Sede/Terras Frias; 12 no Médio Imbé e seis em Triunfo. Também foram realizados 31 isolamentos de área de recarga hídrica, totalizando 127 subprojetos ambientais no município.

De acordo com o técnico executor do Rio Rural, Danilo Botelho, o engajamento dos produtores foi fundamental para o expressivo número de nascentes protegidas em Santa Maria Madalena.
- Eles viram a necessidade de proteger suas nascentes e apostaram neste trabalho. Os resultados são altamente positivos - explicou Botelho.

Proprietário de uma agroindústria de doces em compotas em sua propriedade, na microbacia Terras Frias, Luciano Correa lembrou que, no inverno de 2015, o período de estiagem foi rigoroso. Segundo ele, aqueles que protegeram as nascentes não sofreram as consequências da falta d’água.

- Muita gente ficou sem água por aqui. Apenas os produtores que protegeram suas nascentes ficaram aliviados e não tiveram prejuízos -disse Luciano.

› FONTE: Agência Rio


sem comentários

Deixe o seu comentário