Macaé News
Cotação
RSS

Macaé além do petróleo: turismo atrai visitantes da capital

Publicado em 11/01/2016 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


O roteiro de visitas também envolveu as cidades Quissamã e Rio das Ostras

O roteiro de visitas também envolveu as cidades Quissamã e Rio das Ostras

Macaé, conhecida pelo turismo de negócios, vai além da forte característica econômica, no ramo de petróleo e gás do país. A cidade proporciona passeios turísticos que retratam a história do município, diversão, cultura e lazer. Na última semana, um grupo de turistas da capital do Estado visitou a cidade, em uma excursão realizada pela parceria de guias turísticos autônomos do Rio de Janeiro e Macaé com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo.
O roteiro de visitas também envolveu as cidades Quissamã e Rio das Ostras. Em Macaé, nove visitantes conheceram a Igreja de Sant&39;anna, o antigo Palácio do Legislativo, o Museu Solar dos Mellos, a Cidade Universitária e a orla das praias Campistas, Cavaleiros e Pecado.

O guia de turismo de Macaé, Júlio César Borges Pinto, ressaltou que a parceira com outras agências fortalece o turismo na região. “O município possui o ecoturismo e o turismo histórico recheado de opções atrativas, é preciso divulgar essas características e atrair mais turistas”, frisou. Já o guia turístico do Rio de Janeiro, Atailsan Melo, que trouxe o grupo de visitantes da capital, elogiou a cidade. “Macaé está de parabéns, pois possui seus pontos históricos limpos, organizados e bem conservados”, disse.

A família Oliveira Lopes Dias, formada por moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro-RJ, aproveitou as férias escolares dos filhos, Gabriel (8) e João Victor (13), para viajar na excursão. “Viemos sem muita expectativa, e ficamos surpresos, pois a estrutura da cidade, a qualidade dos restaurantes e as ruas limpas, além dos pontos históricos bem bonitos, nos surpreendeu”, destacou Cristina Oliveira Lopes, acompanhada do seu marido Victor, e filhos.

- Passeios como esse proporcionam momentos únicos, saímos daquela rotina da capital e relaxamos. Além de acrescentar cultura em família, pois o conhecimento se expande em cada local visitado. Os meninos ficam fascinados e nossa família se diverte em conjunto, ressaltou Victor Lopes

O adolescente João Victor adorou conhecer a arquitetura do antigo Palácio do Legislativo. “Eu gosto muito de história, e vi que o prédio da Câmara Municipal tem estrutura da época do Império. As férias estão valendo a pena”, disse. Já seu irmão Gabriel afirmou que adora viajar nas férias, e de todo o roteiro do passeio o que mais gostou foi a Praia dos Cavaleiros. “Estou animado para voltar mais vezes, e mergulhar no mar”, comentou, entusiasmado.

A turista Nereide Dias, de 80 anos, é aposentada e aproveita o tempo para passear. “Já passei por Macaé de forma rápida, mas neste passeio estou conhecendo com mais detalhes a história da cidade. As praias são muito bonitas e bem frequentadas, mesmo em dia de semana, isso também chamou minha atenção”, comentou a moradora do bairro Flamengo, do Rio de Janeiro.

Ideia é atrair famílias e incentivar o turismo diversificado

Segundo o subsecretário de Turismo, Leonardo Anderson, a gestão municipal fortalece o turismo no município. “Além dos pontos históricos visitados, a parceira da prefeitura com os comerciantes e a população resulta em festivais culturais, gastronômicos e musicais, que faz Macaé se destacar entre as cidades mais visitadas na região Norte Fluminense do Estado do Rio", comentou.

O subsecretário destacou que os visitantes passaram a procurar o município pelas belezas naturais, e não somente pelo turismo de negócios. "É justamente esse o nosso foco. A cidade possui a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro, o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, o Arquipélago de Sant&39;Anna, e o distrito mais visitado da Serra Macaense, o Sana, local ideal para descanso e prática de esportes radicais, como trilha do Pico do Peito do Pombo, rafting, arborismo, entre outros. Cerca de 10 mil turistas visitaram o Sana, somente no final de 2015, resultado de um trabalho de incentivo ao turismo diversificado", acrescentou Leonardo Anderson.

Ele frisou que Macaé é um município preparado para receber famílias, e a ideia pra a próxima data festiva, o Carnaval, é justamente atrair pessoas para um ambiente tranquilo e ao mesmo tempo divertido, como foi no último Réveillon (2015-2016).

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário