Macaé News
Cotação
RSS

Drone salva vida é a novidade do Corpo de Bombeiros do Rio na Operação Verão

Publicado em 23/12/2015 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


O Corpo de Bombeiros do Rio inicia nesta quarta-feira (23), às 8 horas, na Praia de Copacabana, no Rio, a Operação Verão 2016 em todas as praias do Estado. A grande novidade desta edição é o uso experimental de um drone equipado com boia salva vida, que agiliza o salvamento de pessoas em perigo de afogamento.

O drone será operado, inicialmente, na Praia de Copacabana, local de alta frequência de banhistas. Os militares farão uma demonstração do equipamento em um salvamento simulado, às 8 horas, no Posto 2, onde está montada uma torre de operação do dispositivo.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Ronaldo Alcântara,  os militares estão treinados e preparados para a segurança dos banhistas e contam com ferramentas e equipamentos que podem fazer a diferença durante um socorro.

- O drone leva a boia e localiza a posição exata de uma vítima com a ajuda de uma câmera onboard e, em seguida, solta a boia. Dessa forma, a pessoa pode se manter à tona enquanto espera pela equipe de resgate até um local seguro – explica o comandante.

Reforço no Efetivo - A população contará ainda, até março, com um reforço de 50% no efetivo de guarda-vidas diariamente. Cerca de 900 militares qualificados atuarão na orla de todo o Estado, se revezando na atividade. Para isso, receberão uma gratificação de R$ 1 mil mensais durante o período.

Os salvamentos contam também com jet-skys, botes aquáticos, lanchas e aeronaves.

- A chegada da estação favorece o aumento do número de banhistas e é fundamental seguir as orientações e placas dispostas pelos guarda-vidas para que afogamentos sejam evitados. A primeira recomendação é buscar um local seguro para o lazer. O mar é imprevisível e autoconfiança demais pode ser um grande erro - alerta o comandante de Salvamentos Marítimos, coronel Marcelo Pinheiro.

Recomendações do CBMERJ para evitar afogamentos

Procurar sempre por locais onde exista um posto de guarda-vidas;

Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;

Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar seu banho de mar;

Não ingerir bebidas alcoólicas;

Evitar entrar no mar logo após se alimentar;

Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo a temperatura da água, evitando assim, a possibilidade de um choque térmico;

Quando estiver na companhia de crianças não perder a atenção um só instante, e se possível; identificá-las com nome e telefone para contato;

Lembrar sempre que os postos de guarda-vidas são ativados após às 7h30;

Caso saiba e pretenda nadar, fazê-lo sempre paralelo à areia;

Evitar locais que são conhecidos como point de surfistas tais como Prainha, Arpoador, Leblon, Quebra-Mar, entre outros. Dessa maneira acidentes com pranchas podem ser evitados;

Ao sentir qualquer tipo de dificuldade peça logo a ajuda do guarda-vidas.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: