Macaé News
Cotação
RSS

Rio lança cartilha do SUS em inglês e francês para atender refugiados

Publicado em 17/12/2015 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou versões em inglês e francês da Caderneta do Usuário do SUS, voltadas para refugiados que vieram para o Brasil fugindo de problemas políticos e guerras civis em seus países de origem. O objetivo é informá-los sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde e que agora, como residentes do Rio de Janeiro, eles também passam a ter direito.

Ao todo foram editadas duas mil cadernetas em inglês e duas mil em francês. Cerca de 100 unidades foram distribuídas em evento recente realizado em parceria da SMS com a ONG Cáritas. Na ocasião, profissionais de saúde informaram e orientaram os refugiados sobre a estrutura e os serviços oferecidos pela secretaria, como a ferramenta "Onde ser atendido", no qual o usuário consulta via online a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência.

A ação tem como um dos principais objetivos atender a população de estrangeiros de forma a preservar as especificidades culturais, além de auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde a mapear e traçar novas estratégias de promoção da saúde para atender ao público específico, voltadas principalmente

› FONTE: Agência Rio


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: