Macaé News
Cotação
RSS

Petrópolis se destaca novamente como município indutor de turismo

Publicado em 15/12/2015 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


Petrópolis é destaque mais uma vez no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. De acordo com os resultados divulgados nesta última quarta-feira (9), a cidade ficou entre os 20 destinos indutores mais competitivos do país (capitais e não capitais), em 16º lugar. O índice vai de 0 a 100 e é composto por 13 indicadores que medem os avanços relacionados à atividade turística.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi criado para avaliar o nível de desenvolvimento de 65 cidades brasileiras (apenas cinco no estado do Rio), classificadas como destinos indutores do turismo regional, ou seja, que têm a capacidade de induzir o turismo na região que centralizam. São usados critérios em 13 categorias: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais.

O ranking normalmente é dominado por capitais nas primeiras colocações — em 2015, liderado por São Paulo, seguido de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Mas, entre os primeiros 20 lugares estão Foz do Iguaçu (8º), Bento Gonçalves (11º), Balneário Camboriú (15º), Petrópolis (16º) e Ouro Preto (17º).

A média em 2015 das capitais é de 68,6, das não-capitais é de 53,8 e a média geral nacional dos 65 destinos indutores é de 60,0, o que significa que a média alcançada por Petrópolis está acima de todas as médias nacionais. O município está entre os dez destinos não-capitais no nível 4 (entre 61 e 80 pontos). O desempenho foi mantido, já que a média em 2014, em relação a 2013, foi de 70,4. Em 2015, em relação a 2014, a média foi de 70,5.

O prefeito Rubens Bomtempo comemorou o resultado. “O turismo é um dos setores mais importantes da nossa economia. A pesquisa mostra que estamos no caminho certo, fomentando o setor, investindo. Vamos continuar trabalhando e, sem dúvida, outros resultados positivos virão”, disse.

“Estamos felizes com o resultado que é de todos, mas vamos continuar trabalhando intensamente, estabelecendo redes de cooperação e parcerias, pois ainda temos muitos desafios pela frente. Inovação e agilidade são importantes fatores da competitividade”, analisou a diretora de turismo da FCTP, Evany Noel.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário