Macaé News
Cotação
RSS

Peça de combate à dengue é apresentada em escolas em Macaé

Publicado em 18/02/2014 Editoria: Macaé sem comentários Comente! Imprimir


Rui Porto Filho

Rui Porto Filho

Armazenar o lixo em lugar apropriado e ter cuidados com recipientes que possam acumular água. Estas são algumas das dicas repassadas pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) para os alunos da rede municipal de ensino.

A apresentação que é uma ação conjunta da equipe de Educação em Saúde, da secretaria de Saúde, e da secretaria de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), e destaca a prevenção ao mosquito transmissor da dengue de forma lúdica e educativa para crianças e jovens. Na oportunidade, os profissionais do PSE divulgam informações que podem ser utilizadas nas salas de aula e levadas para as casas dos estudantes.

A peça, que faz parte da ação “Todos contra dengue”, destaca a história de duas crianças que se deparam com o mosquito Aedes Aegypti, um dos personagens que mais atrai a atenção dos alunos. Entre as mais atentas estava Kayane Dutra Ramos, de quatro anos, estudante da Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Ferreira Barros, situada no Novo Visconde. 

A menina fez questão de se integrar e responder todas as perguntas dos personagens Maria (interpretada por Fabiana Alves), Joanina (Maralucy de Souza) e o mosquitão da dengue (a atriz Kikil Gomes). A unidade conta com mais de 120 alunos na faixa de dois a cinco anos. "Vou falar com minha mãe que a gente não pode deixar o lixo em qualquer lugar. O mosquito da dengue deixa a gente doente. Ninguém gosta de ficar doente", falou.

A peça levou à reflexão de estudantes e professores. Satisfeita, a professora Jucileia Cruz da Silva pontuou que a temática enfatizada também será abordada no ensino. “Os alunos são muito atentos e observadores. Após esta apresentação, temos diversas possibilidades de trabalhar a prevenção da dengue na sala de aula”, ressalta.

A diretora da unidade, Aurelinda Correa, disse que a apresentação vai contribuir com o combate à dengue em toda a comunidade escolar. “Os alunos recebem orientações e repassam para pais e familiares. Esta prevenção deve ser lembrada durante todo o ano letivo”, observou.

De acordo com o coordenador do PSE, Ricardo Mourão, esta ação cumpre a determinação do governo municipal de multiplicar informações quanto à dengue, para que crianças e adultos tenham conhecimento dos cuidados quanto ao aparecimento do foco do mosquito. 

A sensibilização dos professores, funcionários e principalmente alunos das modalidades de Ensino Fundamental e Educação Infantil, segue nesta semana em três unidades escolares, a partir das 9h. Nesta quarta-feira (19) será a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Eda Daflon, situada na Imbetiba; na quinta-feira (20) Escola Átila Maltez (Cajueiros).

Na sexta-feira (21), a programação segue na  Escola Municipal Joaquim Luiz Freire Pinheiro (Alto dos Cajueiros). Na segunda (24) e terça (25) o Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) receberá a programação. Na quarta-feira (26), será o Balneário Lagomar; e na sexta-feira (27) a peça será encenada na Escola Municipal de Educação Infantil  Professora Maria de Maris Sarmento Torres (Imbetiba).

Combate - A campanha "Todos contra a dengue" é uma força tarefa que integra diversos órgãos do governo, e que deu início aos trabalhos de levantamento de locais com possíveis focos do mosquito, com atuação incisiva dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para isso, uma tenda foi montada no centro da cidade, na Praça Washington Luiz, e abriga a base operacional dos trabalhos que vão desde o recebimento de solicitações a ações que buscam eliminar os focos do mosquito transmissor da doença.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário