Macaé News
Cotação
RSS

Defesa Civil vai ao MPE por comunidade de Três Vendas em Campos

Publicado em 28/11/2015 Editoria: Cotidiano sem comentários Comente! Imprimir


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através de sua assessoria jurídica, deu ciência ao Ministério Público Estadual sobre os riscos que o órgão acredita estar exposta a população de Três Vendas e os usuários da BR-356 caso se confirme a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostrando o grande impacto do El Niño sobre a ocorrência de tempestades na região Sudeste durante o verão 2015/16 e a perspectiva de ser esse fenômeno, o terceiro mais forte da história. O secretário Henrique Oliveira está com sua equipe acompanhando a situação da localidade.

Segundo a assessora jurídica do órgão, Érica Moraes, a medida foi necessária em função do não reconhecimento tanto na esfera estadual, quanto na federal do perigo iminente a partir dos problemas apresentados aos órgãos competentes.  Ela explica que foram realizadas várias vistorias na localidade sendo constatada a presença de muitos formigueiros que removem a terra e ocasionam fendas no solo, além de problemas com galerias e comportas.   “Nossa preocupação é de, mais uma vez, ocorrer o rompimento do asfalto provocando uma tragédia em maiores proporções que a ocorrida no ano de 2012”, disse a advogada.

O diretor Executivo da Coordenadoria de Defesa Civil major Edison Pessanha acrescentou que também foi verificada a instalação de três galerias celulares pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na rodovia, e na mesma direção, às margens do Rio Muriaé, no dique conhecido como Boianga, foram construídas pelo Inea, três galerias de mesmo diâmetro com comportas tipo flap que não estão vedando a contento.

- Caso haja nova cheia do Rio Muriaé, as águas chegarão à rodovia e passarão livremente pelas galerias, atingindo a Comunidade de Três Vendas. Estas informações já foram passadas para o órgão competente (Inea). Reafirmamos o nosso entendimento da necessidade de construção de um dique com cerca de 1,5 km em frente à comunidade de Três Vendas. Projeto nesse sentido já foi encaminhado ao Ministério das Cidades. - afirmou Pessanha.

› FONTE: Ascom Campos


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: