Macaé News
Cotação
RSS

Décimo Encontro de Seresteiros de Macaé acontece no sábado na Rinha das Artes

Publicado em 22/09/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A seresta, movimento cultural e musical que ressurge em Macaé, será, no seu décimo ano consecutivo, motivo de encontro especial. Neste sábado (26), a partir das 20 horas, o Espaço Cultural Rinha das Artes sediará o Encontro de Seresteiros "Macaé Canta Seresta", que terá a participação de instrumentistas e cantores de seresta de todo o Estado do Rio de Janeiro.

As edições do Encontro de Seresteiros repercutem em toda a região e este ano, em julho de 2015, foi instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Macaé a realização do projeto "Macaé Canta Seresta", a ser realizado anualmente, no último sábado do mês de setembro, segundo lei sancionada pelo prefeito Dr. Aluízio.

O evento é direcionado a músicos e interessados na música de seresta, independente de idade ou do nível técnico-musical.  Para garantir presença nas apresentações de seresta, o artista precisa efetivar inscrições, que foram iniciadas em agosto e encerradas no início de setembro. Entre os artistas nacionalmente conhecidos que confirmaram presença estão Lia Apolinário e Guacira Câmara, seresteiras de Duque de Caxias; Luis Coutinho, de São Gonçalo e os regionais Humberto Schuartz (violão), Nei Viana (violonista), Arnaldo Feras (Pandeiro) e Danka Nubia, cantora e percussionista que irão apresentar ao grande público o melhor da seresta.

O evento tem apoio da Fundação Macaé de Cultura e tem como realizadores Nadia Amaral e Francisco Carlos do Amaral, conhecido carinhosamente como Chiquinho. O casal que sempre frequentou locais de serestas em todo o Estado teve a idéia de fundar o encontro de seresteiros em Macaé. “São diversos encontros de seresta no Estado do Rio. Queremos resgatar essa cultura em nosso município, que nos anos 40, 50 e 70 fazia parte da cultura local. Queremos que a partir desses encontros se crie um festival”, conclui Chiquinho.

No encontro de sábado, além de muita música de seresta serão feitas homenagens aos seresteiros que partiram nos últimos 10 anos. A programação continua no domingo (27) a partir das 9h, quando os músicos voltam em cena com apresentações na Lira dos Conspiradores e encerram o encontro com um almoço de confraternização. O evento é gratuito e aberto à população.. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário