Macaé News
Cotação
RSS

Funemac: vencedores de Prêmio Literário serão conhecidos dia 18 em Macaé

Publicado em 13/02/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Falta bem pouco para que os autores das três melhores poesias inscritas no Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa), promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Educacional do Município (Funemac), sejam conhecidos. Na próxima terça-feira (18), acontece no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a premiação do concurso.

As 10 poesias classificadas para a final foram selecionadas no fim do ano passado, através de comissões formadas por profissionais ligados às áreas de língua portuguesa, literatura, comunicação e teatro. Os títulos das obras aptas a participarem da premiação foram publicados em um jornal local no dia 17 de dezembro de 2013.

A comissão julgadora responsável pela seleção da final do PLUMa será formada pelo músico macaense Lúcio Duval; a pedagoga e coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes; a jornalista Ísis Maria Borges Gomes; a professora de literatura da FeMASS (Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos), Cláudia Bastos; e o filósofo, comunicador e vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Carlos José Mattos de Andrade.

Cada componente da banca seguirá os seguintes critérios de avaliação que auxiliarão na escolha: criatividade, correção gramatical, qualidade estilística e contemporaneidade.

Para a coordenadora da Editora Funemac, Sandra Matsumura, além de ser um prêmio literário que auxiliará na criação de uma identidade acadêmica do município, o PLUMa, também poderá proporcionar o reconhecimento de novos talentos. “O projeto tem a finalidade de estimular a criação e a divulgação de obras de autores universitários no âmbito da literatura, dando a oportunidade de revelar e reconhecer talentos existentes em todo o estado através da publicação de seus trabalhos”, pontuou.

Em sua primeira edição, o PLUMa recebeu inscrições de residentes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Para se inscrever no concurso, os candidatos precisavam ser estudantes universitários (graduandos ou pós-graduandos).

Sobre o PLUMa

O Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa) tem o objetivo de investir na efervescência cultural universitária, resgatando assim a atividade que acontecia entre as décadas de 70 e 80: os Festivais Universitários. Trata-se de um projeto
diferenciado que visa estabelecer a importância pedagógica e cultural de um evento promovido por uma instituição de ensino superior.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário