Macaé News
Cotação
RSS

Representantes do governo colombiano visitam a ZEN em Rio das Ostras

Publicado em 13/02/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Gabriel Sales

Gabriel Sales

Objetivo é buscar conhecimento para implantar aglomerados industriais na Colômbia

Representantes do governo e da Câmara do Comércio da Colômbia visitaram nesta terça-feira, dia 11, empresas instaladas na Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras. A comitiva se encontrou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Almeida, no auditório do Centro de Qualificação Profissional da ZEN. O grupo veio em busca de conhecimentos para implantar aglomerados industriais na Colômbia.

“O projeto da ZEN nasceu em 2002, na primeira gestão do prefeito Sabino. Queríamos conservar Rio das Ostras como uma cidade turística, mas ao mesmo tempo trazer receitas para o município, diminuindo a dependência dos royalties. Atrair indústrias para esta região foi a estratégia. A comitiva colombiana queria saber como funciona um cluster planejado e bem ordenado, por isso solicitou esta visita à prefeitura. Podemos afirmar que a ZEN representa um modelo a ser reproduzido”, destacou Mário Almeida.

Durante o encontro, o secretário explicou como foi o processo de criação da ZEN e que critérios são adotados pela Prefeitura para permitir a instalação de uma empresa nesta área. “Além da viabilidade econômica e financeira do empreendimento, é preciso analisar o número de postos de trabalho que serão gerados no município e o compromisso da organização com a gestão ambiental”, completou. Atualmente 350 empresas estão no cadastro de reserva da Prefeitura para ingressar na ZEN.

De acordo com o subsecretário Administrativo de Obras, Rogério Abril, também presente ao encontro, Rio das Ostras apresentou a melhor estratégia de atração de empresas petroleiras no estado. “Somos um dos municípios que mais cresceram em população no Brasil na última década. Este crescimento exige uma política para atrair empresas”, afirmou.

A Zona Especial de Negócios possui 39 empresas em funcionamento, 8 em instalação e 11 em projeto. Em 2013, as empresas da ZEN geraram arrecadação de 18 milhões em impostos ao município e a previsão para este ano é de atingir 40 milhões.

NOVAS EMPRESAS – Em breve serão instaladas mais duas empresas multinacionais na ZEN: a japonesa Modec e a norueguesa Alpha Laval, que irão proporcionar maior geração de emprego e renda ao Município.

A Modec, uma das maiores companhias produtoras de plataforma FPSO no Brasil, tem previsão de gerar de 10 a 12 milhões de ISS/ano. Já a norueguesa Alpha Laval, que atua na área de construção de purificadores de óleo e caldeiraria, deve gerar sete milhões.

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário