Macaé News
Cotação
RSS

Esane vistoria localidades em obras de ampliação esgotamento sanitário em Macaé

Publicado em 13/02/2014 Editoria: Macaé sem comentários Comente! Imprimir


As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Macaé, nas localidades de Mirante da Lagoa, Morada das Garças, Jardim Guanabara, São Marcos e Vale dos Cristais receberam vistoria neste mês de fevereiro com o objetivo de averiguar o andamento e a qualidade dos serviços realizados. O trabalho, acompanhado pelo presidente Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Marcos Muffareg, buscou ouvir de perto as solicitação dos moradores visando minimizar os transtornos inevitáveis na realização de obras desse porte, tais como recomposição da pavimentação das ruas, poeira, barulho e resíduos de obras. 

Ao mesmo tempo, constatou a satisfação dos moradores pela compreensão de que as obras vêm atender um anseio de décadas da população macaense: a despoluição das praias, rios e lagoas do município. Na oportunidade, Muffareg informou outras ações da Esane, na Praia Campista e orla dos Cavaleiros, com o objetivo de captar e tratar o esgoto destas localidades. "Sabemos que essas obras de instalação de rede de esgoto e pavimentação de ruas trazem inúmeros transtornos durante a sua execução, por isso é importante agradecermos a compreensão e paciência dos moradores reforçando a certeza que estamos à frente de uma população cidadã, conscientizada do seu papel perante o município", afirmou Muffareg. 

Além dessas localidades que já recebem obras de ampliação do sistema, até final de março de 2014, na região da orla de Cavaleiros e Praia Campista, serão iniciadas as obras de ligação domiciliar de esgoto das residências, prédios e estabelecimentos comerciais à rede existente, que está inoperante por não estar conectada a alguma Estação de Tratamento de Esgotos. 

Para atender a essas localidades com a captação e tratamento do esgoto, está sendo construída uma linha de recalque que irá lançar esse esgoto na ETE Mutum, que está operando e sendo duplicada.

Toda esta operação, quando finalizada, irá contemplar mais de seis mil ligações domiciliares, o que vai retirar das praias, rios, córregos e lagos da cidade um volume de cerca de 117 milhões de litros de esgoto por mês - o que equivale a 47 piscinas olímpicas ou ao Estádio do Moacyrzão repleto de esgoto.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário