Macaé News
Cotação
RSS

Creche de Quissamã desenvolve projeto de atividades com música e arte

Publicado em 09/09/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Trabalhar com arte na Educação Infantil também faz parte das atividades desenvolvidas pela creche Raquel Maria de Queirós Mattoso, em Quissamã. Através do projeto “Construindo e descobrindo o mundo que me cerca”, neste início de setembro, a creche convidou a Banda Musical União Quissamaense para realizar uma apresentação, fazendo demonstração de diversas músicas do universo infantil e que integram parte da rotina e infância dos educandos. Cerca de 80 crianças com até quatro anos de idade participaram deste encontro cultural.

A finalidade do projeto é ajudar cada criança a descobrir como é seu mundo de invenções, abrir a porta para novos conhecimentos e, desta forma, aprender a imaginar e fazer. Segundo a diretora da creche, Maria do Carmo Machado Figueiredo, os professores estão desenvolvendo no 3º bimestre, atividades que falam de arte, música e cultura do município.

Desta vez, as crianças conheceram músicas tocadas com instrumentos mais refinados como saxofone, trompete e flautas. A diretora informou que a próxima apresentação será com o grupo do projeto social Q&39; Batuque, prevista para o dia 29 de setembro. Ela explica que a escola procura trazer bandas diferentes porque a ideia é que as crianças conheçam a diversidade de instrumentos e sintam a diferença dos sons.

“Ontem o som foi mais refinado e no próximo tem mais barulho, com os instrumentos de percussão. Os músicos tiveram muito boa vontade em participar e, em um primeiro momento, a sensação das crianças foi de encantamento. Depois veio a alegria, começaram a cantar e dançar juntos. Para nós, proporcionar esses encontros e vê-los felizes assim é muito gratificante”, destacou a diretora.

A Banda Musical União Quissamaense, que participou desse projeto, completou 100 anos de história em julho deste ano e, hoje é um dos mais relevantes patrimônios culturais imateriais do município, que promove a difusão musical.

› FONTE: Ascom PMQ


sem comentários

Deixe o seu comentário