Macaé News
Cotação
RSS

Corporações musicais de escolas participarão de desfile

Publicado em 04/09/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A programação está prevista para começar às 8h50min na Avenida Elias Agostinho

A programação está prevista para começar às 8h50min na Avenida Elias Agostinho

Alunos integrantes das corporações musicais da rede municipal de ensino se preparam para participar na segunda-feira (7) da comemoração pelos 193 anos da proclamação da Independência do Brasil. A programação está prevista para começar às 8h50min com revista à tropa na Avenida Elias Agostinho, na Praia da Imbetiba. O desfile cívico-militar será iniciado às 9h com a presença do prefeito de Macaé, Dr Aluízio. O evento, organizado pelo Forte Marechal Hermes, conta com apoio da Prefeitura de Macaé.

Após a revista da tropa feita pelo comando do Forte Marechal Hermes, haverá desfile das corporações militares da Marinha, Forte Marechal Hermes, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil.

Corporações- Para reforçar a musicalidade, cerca de 300 estudantes, entre músicos e regentes, que fazem parte das bandas de fanfarras das unidades municipais, vão fazer parte do desfile. Participarão da programação as corporações musicais Professor Jamil Andrade Dias (Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna), Dr Claúdio Moacyr de Azevedo, Polivalente Anísio Teixeira, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel, além dos instrutores da Secretaria de Educação. Na lista do desfile também estão os músicos da banda de Veteranos Cláudio Moacyr de Azevedo e Musical Veteranos de Macaé.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, este é um momento em que a educação poderá destacar o civismo e o resgate da história da Independência do Brasil. “Esse é um dos fatos mais marcantes da trajetória do país que deve ser valorizado e está sendo trabalhado nas salas de aula junto aos alunos”, observou.

A subsecretária de Educação, Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, afirmou que esta data será uma oportunidade para os alunos-músicos destacarem a cidadania e as habilidades musicais.

O coordenador das bandas escolares, Luís Carlos Pereira, explicou que para a programação, as bandas de fanfarras ensaiam nas dependências das unidades municipais. "Por meio da formação das bandas escolares e preparação dos alunos-músicos, a intenção é reforçar a valorização do projeto, que também frisa talentos e habilidades. Para fazer parte das bandas escolares, os alunos devem frequentar regularmente as aulas", disse.

Hoje, cerca de 200 alunos da rede municipal participam das corporações. Os alunos na faixa de 10 a 17 anos devem frequentar regularmente as aulas. Os ensaios acontecem nos horários divergentes aos de aula.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário