Macaé News
Cotação
RSS

Biblioteca Municipal de Nova Friburgo recebe novos equipamentos

Publicado em 02/09/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A prefeitura de Nova Friburgo começa a receber esta semana equipamentos que passarão a fazer parte da nova estrutura da biblioteca municipal.

Os equipamentos referem-se a computadores da marca Dell, adquiridos através do Programa CDI Bibliotecas – destinado às bibliotecas pu&769;blicas municipais e estaduais localizadas em cidades com, no mi&769;nimo, 30 mil habitantes e facilidade de acesso.

Após a inscrição para participação no programa, foram selecionadas 50 bibliotecas no Brasil. No estado do Rio foram duas, entre elas, Nova Friburgo. A próxima etapa, que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo, caberá à capacitação da bibliotecária Marta Lima Soares e demais bibliotecários que tiveram suas bibliotecas premiadas.

As novas aquisições propiciarão a informatização de todo o acervo da biblioteca pública de Nova Friburgo, bem como a capacitação dos servidores. Além disso, materiais como o da Biblioteca Nacional e demais instituições de todo o país estarão disponíveis a quem tiver interesse em conhecer.

Os equipamentos serão entregues no dia 4 de setembro, e, como contrapartida, a biblioteca deverá promover workshops, cursos, e garantir a execução desses projetos promovendo a divulgação entre as comunidades.
O governo municipal, através da secretaria de Cultura, apoia a iniciativa, lembrando que toda a estrutura da biblioteca está aberta à população, diariamente, inclusive aos sábados, para estudo e demais pesquisas.
A secretaria de Cultura de Nova Friburgo, após reinaugurar, no último dia 5 de maio, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori – que na ocasião havia passado por diversas intervenções – anunciou também recentemente a ampliação no horário de funcionamento do local ao público em geral.

A biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e do acervo, além de ter passado por um trabalho de desfungização e desinfecção. As melhorias físicas e a disponibilização de uso de internet através da parceria com uma empresa da cidade fizeram triplicar o número de usuários desde a reinauguração do espaço.
Hoje, a Biblioteca Pública Municipal conta com espaço físico todo reorganizado, prateleiras bem distribuídas, sala de leitura para crianças e deficientes visuais, pontos de internet inteligente e sala de informática com 30MB de velocidade, além de ter se tornado a sede da secretaria de Cultura.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário