Macaé News
Cotação
RSS

Friburgo ganha Centro de Monitoramento de Segurança

Publicado em 09/08/2015 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta sexta-feira (07/08), o Centro de Monitoramento de Segurança de Nova Friburgo, que controla um circuito de 32 câmeras espalhadas pela cidade, cobrindo uma extensão de 25,5 quilômetros com fibra ótica. O centro de monitoramento é um investimento de R$ 1,5 milhão do programa Nova Friburgo Cidade Inteligente, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ajudar o município na redução dos índices de criminalidade.

- Essa rede inteligente que estamos inaugurando hoje, com fibra ótica veloz, ajuda muito a melhorar a vida do cidadão. Eu sou fã desse projeto e quero levar banda larga para todo o estado. Hoje, o que pode fazer diferença na vida do cidadão, além, é claro, de saúde e educação, é oferecer internet de qualidade, o que ajuda a resolver muitos problemas. E o interior não pode ficar sem uma internet de qualidade, disse Pezão.

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, lembrou da luta pessoal de anos para tornar realidade o programa de banda larga da cidade.

- Comecei a trabalhar nesse projeto em 2007, quando ainda era deputado. Na época, o programa não deslanchou. Hoje com a ajuda do Pezão, através da Faperj, pude tirar o sonho do papel. Demorou oito anos, mas aí está, Vamos monitorar as encostas, as cheias dos rios, a segurança e o trânsito.

Durante o evento, a prefeitura também lançou um aplicativo que vai conectar o cidadão com o Centro de Monitoramento. O Cidade Inteligente vai permitir que o usuário possa informar ocorrências de queda de árvore, acidentes de trânsito e denunciar eventuais suspeitos de delitos.

De acordo com a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Eliana Amil, o programa terá uma segunda etapa com o desenvolvimento de biometria digital, telefonia voip e a interligação por internet de todos os setores da administração pública.

- Fizemos um teste piloto no Carnaval deste ano, e, segundo relatos da Polícia Militar, foi o carnaval mais tranquilo dos últimos dez anos, tanto com relação à segurança quanto à mobilidade urbana. Portanto, com vistas às melhorias, o programa será de fundamental importância para que possamos avançar significativamente nos dois segmentos. Certamente a implantação do Nova Friburgo Cidade Inteligente será um marco, inserindo Nova Friburgo no rol das cidades inteligentes e humanas, afirmou a secretária.

O aposentado Ozéias Gonçalves da Rosa, 68 anos, aprovou a iniciativa.

- Tenho certeza de que a segurança vai melhorar muito, tanto no trânsito, quanto na rua. As câmeras vão poder ajudar a polícia a identificar os criminosos que praticam o &39;saidinha de banco&39; que tanto ameaçam os mais idosos, comemorou Ozéias.

› FONTE: Agência Rio


sem comentários

Deixe o seu comentário