Macaé News
Cotação
RSS

SMS de Itaperuna pretende distribuir cerca de 10 mil camisinhas antes do Carnaval

Publicado em 10/02/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende distribuir cerca de 10 mil preservativos (camisinhas) no período que antecede o Carnaval. O setor está preparando um conjunto de ações, a fim de advertir os foliões a participarem dos festejos de Momo com responsabilidade.

Segundo Débora Hypólito, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, no dia 26 de fevereiro, a partir das 8h, serão realizadas ações preventivas e educativas em pontos estratégicos da cidade.

– Nossas equipes vão ocupar os espaços nas imediações da rodoviária e no próprio Terminal Rodoviário Papa João Paulo II. Ainda haverá equipes distribuindo preservativos nas proximidades dos semáforos - diz a coordenadora.

Além disso, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo PSF, também vão trabalhar nos bairros e distritos. 

Para Gesiney Botelho, coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social), o trabalho desenvolvido pela SMS é de suma importância.

– É importante que a população compreenda que esse tipo de doença pode ser prevenida, tomando alguns cuidados, dentre eles, o uso do preservativo nas relações sexuais. Já, as hepatites são um caso a parte e a Secretaria orienta que a população procure nossos serviços e faça periodicamente exames, que são gratuitos - esclarece Gesiney.

O NICES, que possui profissionais especializados em Prevenção e Educação em Saúde; bem como profissionais e alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), também vão trabalhar durante a mobilização planejada para o dia 26 deste mês.

No município, já é possível encontrar preservativos no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, além das unidades de ESF. Vale destacar que os preservativos são distribuídos gratuitamente. Outras informações podem ser obtidas junto à equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O telefone para contato é: (22) 3823-1411.

FIQUE ESPERTO E SAIBA COMO SE TRANSMITE A AIDS

Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral; de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado com o HIV; instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil - Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. (Portal do Ministério da Saúde).

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário