Macaé News
Cotação
RSS

Rio das Ostras fecha parceria com Special Olympics

Publicado em 10/02/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Gabriel Sales

Gabriel Sales

Organização Internacional capacitará profissionais do Município

A Inclusão Social de pessoas com deficiência tem sido uma das prioridades da atual gestão. Nesta quinta-feira, 6, a Prefeitura fechou uma parceria com a Special Olympics Brasil, organização internacional criada em apoio às pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte, para a capacitação de profissionais que desenvolvem o projeto de Paraesporte do Município. O prefeito Sabino recebeu a diretoria da entidade em seu gabinete.

         Durante o encontro, foi apresentado um vídeo dos Jogos Special Olympics, uma versão das Olimpíadas para pessoas com deficiência intelectual. O prefeito Sabino destacou que é comum a pessoa com deficiência ser subestimada. “O esporte nos permite entender de verdade o que significa superação. É papel do governo garantir os direitos da pessoa com deficiência e promover a inclusão”, destacou.

         Para o subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, a chancela da Special Olympics qualifica ainda mais o programa de Paraesporte do Município. “É uma entidade reconhecida mundialmente, que desde 1968 atua em favor da pessoa com deficiência intelectual e está presente em 185 países. A população ganha muito com essa parceria”, destacou.

         Atualmente, são mais de quatro milhões de atletas com deficiência intelectual em todo o Mundo. “Rio das Ostras tem nos recebido muito bem. Ano passado realizamos dois eventos, um festival de futebol de cinco e um curso de capacitação para professores de educação física. Temos três atletas de Rio das Ostras pré-selecionados para a seleção de Futebol de Cinco que disputará o Mundial na Malásia”, destacou a diretora executiva da Special Olympics Brasil, Ana Paula Soares. 

Ainda de acordo com a diretora, a abordagem pedagógica do programa desafia o participante a tomar decisões e fazer escolhas. “Dentre os benefícios estão o aumento da confiança no corpo, a melhora da autoestima, o desenvolvimento da independência e autonomia, contribuindo com o fortalecimento da capacidade de inserção na sociedade”, explica.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Gelson Apicelo, os secretários de Educação, Andréa Machado, de Bem-Estar Social, Rose Santos, o subsecretário de Obras, Mário Jorge.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário