Macaé News
Cotação
RSS

Arte urbana valorizará a Cidade Universitária numa homenagem a Macaé

Publicado em 10/02/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A pluralidade artística que começou a ficar acentuada a partir do século XVIII e tomou as ruas no mundo todo também contagiou a Cidade Universitária, que levará para o hall do campus a linguagem do grafite. Uma grande produção com visual contemporâneo está sendo preparada em parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Fundação Municipal de Cultura (FMC) e a empresa Cotima Comércio Tintas Macaé. A proposta do presidente da Funemac, Gleison Guimarães, é dar vida ao espaço acadêmico com traços de releitura da bandeira do município num trabalho inédito de comunicação visual dentro do polo universitário.

O trabalho está saindo do papel para iluminar a parede do hall da Cidade Universitária, confeccionado pelo artista macaense Marlon Muk, que apresentou o layout ao presidente da Funemac. Ele usa traços sutis, nos tons de azul, sombra e muita luz, atendendo à proposta da nova gestão da Funemac, recheando os espaços com ícones arquitetônicos e naturais do município, mantendo as características originais da bandeira com o coqueiro e as ondas do mar.

Quem vir de longe logo identificará a bandeira mas, ao se aproximar verá os detalhes da imagem que realçará o Solar dos Mellos, a Igreja de Sant´Anna, o Arquipélago de Sant´Anna, o Pico do Frade e o Peito do Pombo, que vão emocionar não só os macaenses, mas todas as pessoas que diariamente circulam pela Cidade Universitária.

Na prática, a obra vai “dialogar” com cada um acolhendo seus sentimentos, emoções e remetendo à história do município tão bem retratada na tipografia do artista da terra. O trabalho vai virar realidade graças às parcerias, uma vez que a FMC cedeu o artista e a Cotima, que apoia a arte há anos em Macaé e tem materiais adequados para obras artísticas, fornecerá grande parte do material que será usado.

 - É com paixão que coloco a minha tipografia na bandeira que é a marca da minha cidade. E essa parceria da Funemac só fortalece o grafite em Macaé, uma arte de rua perfeitamente associada à educação -, ressaltou Muk.

O presidente da Funemac destacou que a ideia desse trabalho é levar para o campus todo o significado do grafite na linguagem que tem a ver com o público-alvo da Cidade Universitária.

- É importante trazer para o campus o que é produzido pela cultura urbana, uma vez que a Cidade Universitária se comunica com todos os cidadãos que estudam, trabalham ou passam por ela. A escolha da bandeira é para contagiar as pessoas com a história de Macaé através de toda a beleza da arte e do nosso município -, disse Gleison Guimarães.

O grafite é bastante reconhecido em Macaé que sediará este ano a quarta edição do Kolírius Internacional, um dos maiores eventos do gênero do mundo. Juntos, grafiteiros de várias partes vão pintar com as cores do grafite o muro de uma escola no município.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário