Macaé News
Cotação
RSS

Rio encerra nesta sexta-feira festejos pelos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão

Publicado em 09/07/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) do Rio e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro promovem, nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, na Nave do Conhecimento de Madureira, na Zona Norte da cidade, o encerramento dos festejos pelos 120 anos de amizade Japão-Brasil.

Durante um mês foram realizados atividades que valorizam ac Ciência, Tecnologia e Valores da Cultura Japonesa nas oito Naves do Conhecimento da cidade, além da exibição de filmes nos cinemas ao ar livre, levando um pouco da história e da cultura nipônica aos moradores das zonas Norte e Oeste.

A cantora japonesa Tsubasa Imamura vai cantar músicas em japonês e português e o Grupo Rio Nikkei Taiko vai mostrar ao público um pouco da tradição do kumi-daiko, espetáculo que engloba uma variedade de instrumentos de percussão, com predominância dos tambores (Taiko).

Uma seleção de curtas-metragens será exibida na tela do cinema ao ar livre, mostrando um pouco dos vários aspectos da história e da cultura nipônica, como educação, esporte, lazer, estações do ano, gastronomia e tecnologia, entre outros. Para completar, uma exposição de arte japonesa será montada na nave, integrada também ao conteúdo das galerias digitais.

Participarão do evento o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e o Cônsul Geral do Japão, Tsuyoshi Yamamoto.

Tecnologia e Cultura japonesa nas naves:
Durante todo o mês de junho e parte de julho, as Naves do Conhecimento foram invadidas por conteúdos com temática sobre o Japão e vários dos acontecimentos que reforçaram a amizade de 120 anos com o Brasil. Atividades realizadas mostram como a técnica atual de fabricação de robôs ou o desenvolvimento de software de animação digital estão baseadas na antiga arte japonesa.

Para expressar estes caminhos da ciência, tecnologia, arte e cultura japonesa, a SECT e o Consulado Japonês promoveram exibições de filmes nos cinemas ao ar livre sobre estilo de vida (Tatami e o estilo de vida no Japão); Tecnologia (Robôs Comunicativos / Um milagre de sete minutos! O espetáculo de limpeza do trem-bala / Andando Sobre a Madeira); Sociedade (Fast food japonês: Comendo soba em pé / Um dia na Escola Primária / Vida na Escola Primária do Japão:Refeições Escolares / Ise-shima: Santuários Antigos e Pérolas); Cultura (A Cultura Japonesa de Comer com Pauzinhos / Tradições Sazonais do Japão / Pinturas Ukiyo-e / Tingimento de Quimonos Kyo Yuzen / Tambor Wadaiko / Kakunodate: Cidade dos Samurais e Flôres de Cerejeiras).

Também foi montada uma exposição com várias peças de arte japonesa, elaboradas pela especialista na arte, a professora Miriam Nigri, nas Naves de Triagem, Padre Miguel e em Madureira (em Madureira, a exposição poderá ser visitada nesta sexta-feira).

Nesta sexta-feira e neste sábado (11), o público das Naves de Nova Brasília e Madureira poderão assistir aos filmes. No dia 14 (terça-feira), haverá sorteio de brindes em todos os equipamentos para os alunos que participaram das Oficinas do Conhecimento.

A Nave do Conhecimento de Madureira Silas de Oliveira fica no Parque de Madureira (com acesso pela Rua Manuel Marques).

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário