Macaé News
Cotação
RSS

Catálogo da Bienal e História da Caricatura Brasileira será lançado em Macaé

Publicado em 07/07/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Luciano Magno, pesquisador da obra do caricaturista macaense Álvaro Marins (pseudônimo Seth) faz o lançamento dos livros "Catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura - Brasil" e também de sua obra "História da Caricatura Brasileira", volume 1, ganhadora do Prêmio Jabuti 2013. O evento acontece no Solar dos Melos, museu da cidade, nesta quarta-feira (8), às 18h.

Ambos os livros, de perfil de arte e em grande formato estarão sendo lançados com desconto e acompanhado de um bate papo com o autor, que conversará e abordará aspectos da história da caricatura brasileira. Luciano falará ainda sobre a história do caricaturista Seth, nascido em Macaé em 1891, precursor do desenho animado brasileiro e criador de obras como a série "Flagrantes Cariocas", e de livros históricos como o "Brasil pela Imagem". 

Catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura - Brasil - O "Catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura - Brasil", um livro de arte, de 304 páginas, trata da saga do evento que apresentou cerca de 40 mostras e exposições sobre a arte da caricatura nacional e estrangeira, em vários estados do Brasil (totalizando 50 programações), com a participação de 180 artistas nacionais e internacionais.

O catálogo mostra uma parte importante do caminho atual do desenho de humor e o elo com o seu passado histórico. O livro apresenta referências em destaque ao caricaturista macaense Seth, homenageado com seu nome em Troféu do evento da I Bienal Internacional da Caricatura. O preço com desconto no lançamento é de R$ 75 reais.

História da caricatura brasileira - Volume 1 - Este livro examina a trajetória e a produção dos protagonistas da caricatura no Brasil no século XIX. Com a autoria do historiador e caricaturista Luciano Magno, tem o objetivo de resgatar e revisar a história da caricatura brasileira, mapeando a nossa produção gráfica, dos primórdios até os dias de hoje, com registros e análises biográficas sobre a trajetória e a obra dos principais caricaturistas brasileiros.

A obra História da Caricatura Brasileira aborda a caricatura no Brasil, estabelecendo a data de 25 de julho de 1822 como o novo marco inaugural e fundador dessa arte no país: foi nesse dia, que um anônimo, mas patriótico desenhista publicou a primeira caricatura brasileira.

Serviço

Lançamento dos livros "Catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura - Brasil" e  "História da Caricatura Brasileira" - Preço de lançamento com desconto: R$ 80
Local: Solar dos Mellos (museu da cidade)
Endereço: Rua Conde de Araruama, 248 - Centro
Data: 8 de julho
Horário: 20h
Entrada gratuita

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário