Macaé News
Cotação
RSS

Escoteiros do Mar realizam ação ambiental no Arquipélago de Santana

Publicado em 15/06/2015 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Escoteiros na Ilha de Santana

Escoteiros na Ilha de Santana

Como parte das comemorações pelo Dia do Meio Ambiente o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé realizou nesse final de semana uma ação ecológica no Arquipélago de Santana.

Com a participação de jovens e voluntários foram recolhidos vários sacos de lixo nas praias e trilhas das ilhas. A ação integra ainda o Mutirão Nacional de Ação Ecológica dos Escoteiros do Brasil, que promove durante o mês de julho uma série de atividades ambientais pelo país.

De acordo com a voluntária Djowanna Lilargem a atividade proporcionou aos jovens o contato com a natureza e um senso de preservação ambiental. “Para muitos jovens essa foi a primeira visita ao arquipélago e também a primeira oportunidade de se praticar uma ação de conscientização ecológica.  Eles puderam aprender em loco a importância da preservação ambiental para a preservação de um ambiente tão belo”, destacou.

Os escoteiros do mar também realizaram a visita ao Farol e puderam conversar com os marinheiros que vigiam a ilha, tirando dúvidas sobre o funcionamento do mesmo. “A atividade no Arquipélago, além de u aumentar o conhecimento sobre as belezas naturais de Macaé, também foi um passeio cultural e de conhecimento para os jovens e adultos, que puderam ver de perto o funcionamento do farol e entender um pouco como é a vida do profissional da Marinha do Brasil”, destacou o voluntário Marco Caldeira Aguiar.

Para a realização os escoteiros do mar contaram com o apoio do Iate Clube de Macaé, Marinha do Brasil e da Prefeitura de Macaé através da Secretaria de Ambiente.

Saiba como participar dos Escoteiros do Mar
- 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé. Facebook: https://www.facebook.com/115GEMarMacahe
Reuniões aos sábados das 13:30 às 17h.
Atualmente, a sede administrativa funciona no Centro de Convivência do Idoso, na Estrada do Imburo, Km2, s/n°, Ajuda de Baixo. Contato: macahe@gmail.com ou (22) 99839-2376.

Escotismo
Fundado na Inglaterra por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O Movimento Escoteiro é dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar o que importa é a vontade de fazer bem ao próximo. Lobinhos (as): entre 7 e 11 anos; Escoteiros (as): entre 11 e 15 anos; Sêniores (guias): entre 15 e 18 anos; e Pioneiros(as): entre 18 e 21 anos.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário