Macaé News
Cotação
RSS

Fado de Quissamã promove apresentação

Publicado em 06/02/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Cosme dos Santos foi recebido por Octávio Carneiro e Ana Alice de Barcelos - Foto: Adilson dos Santos

Cosme dos Santos foi recebido por Octávio Carneiro e Ana Alice de Barcelos - Foto: Adilson dos Santos

A tarde desta quinta-feira(6) foi destinada à preservação da memória cultural, e o Grupo de Fado de Quissamã realizou uma apresentação no auditório da Prefeitura. O evento contou com as presenças da coordenadora municipal de Cultura e Turismo, Marta Medeiros e do ator e secretário de Cultura de Rio das Ostras, Cosme dos Santos, que na oportunidade foi recebido pelo prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro e pela secretária de Governo, Ana Alice de Barcelos.

Durante a apresentação, uma equipe do campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense (IFF) registrou e colheu material para realização de um documentário sobre o Fado. “É importante a integração com outros municípios. Assim é possível fortalecer as manifestações regionais”, avaliou Marta Medeiros.

O Fado de Quissamã está entre os concorrentes do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012/2013. O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, cujo objetivo principal é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do estado, respeitando, assim, a vocação de cada região.

A dança é um bailado de origem afro-brasileira ainda ativo no município. O Fado é até hoje uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e efervescência na região Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento de esplendor econômico.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário