Macaé News
Cotação
RSS

Funcionários do setor de limpeza da área de saúde recebem capacitação

Publicado em 06/02/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


João Barreto

João Barreto

Os funcionários responsáveis pela limpeza e higienização das Unidades Básica de Saúde, e Hospitais da rede municipal de saúde de Macaé, iniciaram nesta quarta-feira (05) o curso de capacitação em limpeza de unidades de saúde. O treinamento visa o aprimoramento e a melhoria na assistência.

O curso foi organizado pela Coordenação de Enfermagem da Secretaria de Saúde, e ministrado pela técnica de enfermagem e pedagoga Tatiana Canivelo, além da enfermeira Lilian Alencar. Alguns temas abordados foram técnica para a lavagem das mãos, equipamento de proteção individual, ordem das atividades, técnicas de limpeza hospitalar, técnica de desinfecção, principais produtos de limpeza, dentre outros.

Para a auxiliar de serviços gerais do Núcleo de Saúde Mental, Glória de Fátima Batista, é sempre bom aprender coisas novas. “É muito importante reforçar o aprendizado para que possamos realizar cada vez melhor o nosso trabalho”, disse.

No início da capacitação as palestrantes enalteceram a importância do trabalho realizado pelos profissionais de serviços gerais, reforçando que a função deles é tão importante quanto o de qualquer outro profissional da unidade. “A equipe de limpeza é fundamental para o controle das infecções hospitalares”, frisou Tatiana Canivelo.


Lilian  Alencar acrescentou que o curso foi baseado no Manual de Limpeza de Unidade de Saúde do Ministério da Saúde. “Esta capacitação tem como objetivo reforçar informações e padronizar os conceitos no que diz respeito a normas básicas de higiene em unidades de saúde para que a equipe possa realizar um trabalho de excelência”.


Ela explicou ainda que é importante desmistificar alguns conceitos como o uso indiscriminado de água sanitária, mesmo sabendo que a água e sabão limpam. “A utilização de água sanitária é restrita nos casos de limpeza de matéria orgânica”.  

O curso continua nesta quinta-feira (06), a partir das 12h30, no auditório do Hospital São João Batista. Todos os participantes irão receber certificado pelo curso.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário