Macaé News
Cotação
RSS

Colégio de Aplicação da Funemac inicia o ano letivo fortalecido e em nova sede

Publicado em 06/02/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Na nova gestão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), o Colégio de Aplicação (CAp) da prefeitura, trabalha diretamente relacionado à Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass) e à presidência da fundação. Assim o CAp continua cumprindo o seu papel de ensino na sociedade com avanços e como parte integrante do corpo Funemac, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O novo desafio foi apresentado à diretoria do colégio, aos professores veteranos e aos novos, durante reunião com o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, e a vice-diretora da FeMass, Balade Ayala, que deram as boas-vindas aos profissionais, na tarde desta quarta-feira (5).

Gleison Guimarães também propôs no encontro que os alunos do CAp devem conhecer mais de perto a Cidade Universitária e que façam visitas programadas e orientadas ao campus que abriga a FeMass, a UFF e a UFRJ.

- Precisamos fortalecer o CAp-Funemac junto à FeMass, com gestão colaborativa, participativa, dentro de uma estrutura de independência, transparência e com parcerias importantes como a que existe com a Secretaria de Educação e outros órgãos. O CAp, por meio da satisfação de seus alunos, passa a todos uma sensação de plenitude que precisa ser potencializada diante da sociedade, destacou o presidente da Funemac. Em seguida, ele conheceu as novas instalações do colégio.

Pela manhã, os alunos das 2ª e 3ª séries retornaram às aulas e chegaram com muita ansiedade por conta das novas instalações, apropriadas para as atividades acadêmicas, e cheios de energia para o novo ano letivo. Atualmente, o CAp tem 212 alunos e 27 professores, todos da Secretaria Municipal de Educação. No encontro com a Funemac, a diretora geral do CAp, Wanessa Leal, apresentou um histórico do colégio desde a criação, em 2010, ou seja, o CAp tem apenas quatro anos de existência.

A diretora disse que o colégio vai trabalhar este ano mais em pesquisa e experimentação, objetivando compor o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Matemática, Química e Física, para atender as dificuldades dos alunos no campo das Ciências.

- Sou da rede pública municipal há muitos anos e sempre tive o sonho de trabalhar no CAp. Este ano eu consegui, comemorou a professora de Matemática Josiane Vieira Peres Corrêa.

- O CAp é um grande presente e vamos trabalhar visando resultados significativos neste ano e no futuro que estamos construindo de forma integrada. O entusiasmo dos alunos é resultado do trabalho da equipe e a Funemac e a FeMass estão juntas nesse trabalho intenso de pensar e fazer -, disse Gleison Guimarães.

 

                     Conhecendo o CAp

 

O CAp é gratuito e oferece também aulas de inglês e de espanhol na grade curricular regular, funcionando em horário integral, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.  Os alunos também participam das disciplinas eletivas com oficinas, duas vezes por semana, de música (instrumental, coral e eletrônica), educação financeira, informática educativa, direitos humanos, artes cênicas, história do negro e a Música Popular Brasileira e xadrez para alunos das 1ª e 2ª séries.

Os estudantes da 3ª série participam do Programa de Aprofundamento de Estudos (PAE), uma espécie de pré-vestibular interno voltado para a preparação para o Enem e outros vestibulares, uma vez que o objetivo do Colégio de Aplicação é preparar os alunos para ingressarem no ensino superior.

A diretora lembrou que o colégio começou funcionando na FeMss, na Cidade Universitária, com foco no desenvolvimento do currículo. No ano seguinte, 2011, o CAp passou a funcionar no prédio no bairro Novo Botafogo, onde ficou até dezembro do ano passado. Nesse período, os focos foram a regulamentação do CAp e estágio até que o colégio ficou em quarto lugar no ranking de desempenho das escolas de Macaé no Enem 2012.

Da turma formada no ano passado, um resultado parcial mostra que 18 já passaram no Enem 2013 e em vestibulares isolados para diversas faculdades como FeMass, UFF, UFRJ, IFF, UFRRJ e particulares nos cursos de Engenharia, Biomedicina, Enfermagem, Matemática, Sistemas de Informação, Geologia, Farmácia, Administração e Psicologia.

Segundo ainda a diretora, 80% das vagas do CAp destinam-se a estudantes oriundos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e 20% restantes são para alunos de outras instituições. A admissão é por meio de processo seletivo cujo número de inscritos passou de 150 no primeiro ano para 778 no último, realizado em novembro de 2013.

Para mostrar na prática o que aprenderam durante todo o ano, os alunos do CAp apresentam, a cada trimestre, os seguintes projetos: Colégio de Aplicação em Ação Social (Capas), Feira de Ciências e Mostra Cultural da Diversidade Étnico-Racial. Todos são desenvolvidos de forma integrada com outros órgãos da prefeitura e até de outras esferas. Além disso, os alunos participam de viagens culturais, gincanas, atividades esportivas, café literário e outras ações que estimulam o compartilhamento de conhecimento.

 O novo prédio onde está localizado o CAp fica na rua Almirante Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário